Cidades Diadema

Empréstimo bancário é opção para quitar dívida, orienta Procon


Postada em 31/03/2016 às 11:22
Por Prefeitura de Diadema

 

Por Helena Mazzoni

O serviço de empréstimo oferecido pelos bancos sempre foi uma prática comum, porém, antes de fazer a solicitação do dinheiro ao banco, o cliente deve estar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora do pagamento. 

Quando for fazer o empréstimo, é preciso pesquisar e escolher a linha de empréstimos com os juros mais baixos. Atualmente, os empréstimos consignados oferecem as melhores taxas, que ficam, em média, entre 2% e 3% ao mês. As taxas de empréstimo pessoal, por exemplo, chegam a 6% ao mês, e as do cheque especial, 13%. 

É importante ler o contrato atentamente e saber a taxa efetiva do empréstimo. A taxa efetiva é o custo total do empréstimo, que inclui IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de inscrição, comissão e seguro. Estes custos não devem ultrapassar a média de 0,2% ao mês. O IOF é pago uma única vez e diluído no prazo contratual.

Caso o cliente esteja com o pagamento do cartão de crédito atrasado, fazer um empréstimo para quitar a dívida é uma boa solução, uma vez que os juros do cartão chegam a 17% ao mês.

Outro momento para fazer empréstimo é quando há oportunidade de adquirir um produto de uma loja à vista com desconto. Nesse caso, compensa pedir o empréstimo em um prazo máximo de um ano e pagar à vista para a loja, pois os juros anuais serão menores do que o desconto oferecido. 

É preciso ficar atento aos bancos que oferecem o dinheiro do empréstimo e pedem para o cliente fazer seguro, consórcio ou qualquer outro tipo de serviço. Não existe a obrigação da contratação do serviço. 

Para quem tem problemas com empréstimo, o Procon de Diadema está trabalhando  no PAS (Programa de Apoio ao Superendividado), que prevê negociação e/ou redução da dívida com o Tribunal de Justiça. Para fazer parte do programa, é preciso preencher um formulário e explicar como chegou à inadimplência. 

O Procon lembra que é importante administrar bem o dinheiro recebido e gasto e sempre evitar dívidas. 

Em Diadema, o Procon atende de segunda-feira a sexta-feira na Avenida Sete de Setembro, 400. As senhas são distribuídas às 8h30 para atendimento no período da manhã e às 12h para o atendimento à tarde. Mais informações pelo telefone 4053-7204.