Cidades Santo André

Esclarecimentos sobre vídeo de suposto “arrastão” na Av. dos Estados


Postada em 15/02/2017 às 07:54
Por Prefeitura de Santo André

A ocorrência se tratava de uma tentativa de assalto frustrada que gerou pânico e confusão no local. Foi um acontecimento pontual, mas que está sendo viralizado na internet de forma equivocada


A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, informa que a região da Avenida dos Estados, em Santo André, não se trata de um ponto de “arrastão”, a situação informada foi uma ocorrência pontual, há quase 15 dias.


A Administração  foi informada pelo Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, que as imagens da ação, ocorrida em 28 de janeiro de 2017, estão sendo veiculadas e viralizadas nas redes sociais e na mídia de forma equivocada, o que vem causando sensação de insegurança aos moradores do local.


A ocorrência  não se tratava de "arrastão", mas sim, de tentativa de roubo a um condutor que trafegava pela referida via. Na ocasião, um policial militar reformado, ao presenciar a ação, interveio a favor da vítima, dando voz de prisão aos infratores da lei, momento em que um deles efetuou disparos contra o policial militar reformado, que revidou.


Um infrator da lei foi detido e conduzido até o distrito policial, onde ficou à disposição da Autoridade de Plantão.


Sobre o grande movimento na via, os veículos retornavam na contramão da direção devido aos disparos de arma de fogo. Os condutores assustados acabaram confundindo a situação com um “arrastão” e tumultuando o local na tentativa de escapar da confusão.


É importante ressaltar que em relação à Avenida dos Estados, foi feito o levantamento comparativo de janeiro de 2016 e janeiro de 2017 e houve uma redução de 20% em relação à roubo de veículos.


Apesar do equívoco, no  início do ano,  houve a criação do Comitê Integrado de Segurança (CIS) envolvendo as polícias Militar, Civil, Guarda Civil Municipal e demais departamentos da cidade, a fim de que haja operações conjuntas, que garantam a Segurança e o cumprimento da Lei no município. Além disso, o policiamento no local será intensificado.