Cidades Diadema

Diadema recebe 39 novos GCMs nesta quinta-feira


Postada em 29/07/2016 às 09:01
Por Prefeitura de Diadema

Por Heitor Bisi

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema realizou na manhã desta quinta-feira (28/7), na Praça da Moça, a cerimônia de formatura dos novos 39 GCMs que vão integrar a corporação. Eles realizaram Curso de Formação de 600 horas no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, localizado em São Bernardo do Campo e administrado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Esta é a sexta turma que a GCM forma, desde sua fundação, em 1999, e a pioneira do Centro. 

O efetivo total da Guarda, com os novos agentes de segurança, será de 452 (hoje é de 413, distribuídos entre 211 GCMs e 202 Guardas Civis Municipais (GCPs), sem contar o inspetor chefe e o comandante). Já está em andamento concurso público para contratação de mais 80 GCMs (50 homens e 30 mulheres), o que dará um total de 532 oficiais em atividade até o fim deste ano.

“Vamos tomar um corpo sólido, rígido. Nós temos a satisfação e o prazer de incorporar à essa corporação e estaremos nos esforçando para desenvolver nosso trabalho pela harmonia e desenvolvimento da cidade e de mão erguida para a população”, discursou o orador da turma e GCM 3ª classe, Igor Kelvin de Carvalho. Os novos integrantes da Guarda estarão às ruas a partir de segunda-feira.

A GCM foi criada pela Prefeitura, por meio da Lei Complementar Municipal nº 100, de 12 de novembro de 1999. Em seu artigo 2º, a lei estabelece que ela “é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil, com estrutura, hierarquia e disciplina fundamentados nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município de Diadema, com Estatuto e Regulamento Disciplinar, atuando em consonância com princípios éticos, com a promoção e valorização do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, à justiça social e à compreensão das diversidades”.