Cidades Diadema

“Flash Mob” mobiliza população contra trabalho infantil em Diadema


Postada em 10/06/2016 às 18:03
Por Prefeitura de Diadema

Por Marcos Lu e Gabriela Cardoso / Foto: Marcos Lu

Um “Flash Mob”, no Parque do Paço, neste domingo (12/6), das 8h30 às 11h, é o evento que vai marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de Junho), em Diadema. A atividade é organizada pela Recad (Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema) em parceria com Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, TABEA (Sociedade Batista de Beneficência) e a Santa Casa de Diadema, cujas crianças e adolescentes, do projeto Toninhos, vão apresentar a “Dança do Maculelê”.

“Desde maio, a Santa Casa está engajada em atividades da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que vai culminar com este “Flash Mob” contra o trabalho infantil. Neste evento, queremos chamar a atenção da sociedade para engrossar cada vez mais a luta contra essa problemática”, explica Luciana Carrassari, coordenadora pedagógica do projeto Toninhos, da Santa Casa de Diadema.

Na programação, além da apresentação de Maculelê, haverá outras atividades esportivas e culturais e de lazer e recreação. Haverá também um momento de reflexão que será conduzido por uma palhaça, da Santa Casa de Diadema, que por meio de brincadeiras irá sensibilizar as pessoas para a importância de todos lutarem contra o trabalho infantil. O encerramento da mobilização será uma aula de Zumba.

Além da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), que administra a Recad, o “Flash Mob” conta como o apoio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  e das secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer. “O município de Diadema busca promover a participação da população em geral nesta mobilização com o objetivo de reconhecer o trabalho infantil como uma ação que deve ser combatida por todos”, explica Vanessa França, coordenadora da Recad.

Desde 2002, a data de 12 de Junho foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No Brasil, as campanhas de sensibilização para essa data são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades membros.

CREAS – O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), da SASC, que recentemente ganhou nova sede, coordena, entre diversos serviços importantes de proteção contra a violação de direitos, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Além de combater o trabalho infantil, o CREAS, que conta com 32 profissionais, é responsável pelos serviços de Abordagem Social, o PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) e o MSE (Medidas Sócio Educativas).

Importante ressaltar que para prestar todos esses atendimentos, a SASC mantém convênios com diversas entidades assistenciais como abrigos, asilos, albergues e outros. Para quaisquer orientações ou denúncias contra o trabalho infantil, o CREAS Centro, que fica na rua das Turmalinas, 35, Centro, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelos telefones 4092-7090 e 4043-3758.

Serviço:

12/06 – “Flash Mob” no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Parque do Paço, das 8h30 às 11h 

Av. Antônio Piranga, 1380 - Centro, Diadema