Cidades Diadema

Casa Beth Lobo e CREAS Centro ganham nova sede


Postada em 06/06/2016 às 10:41
Por Prefeitura de Diadema

 

Por Marcos Luiz

Dando continuidade ao planejamento e reorganização dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC), a Prefeitura de Diadema inaugurou, nesta sexta-feira (03/6), à tarde, a nova sede da Casa Beth Lobo (Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência Doméstica) e do CREAS Centro (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Ambos os serviços passam a atender a população na rua das Turmalinas, 35, Jardim Donini, região central, bem próximo da Delegacia de Polícia e da Defensoria Pública Estadual.

No endereço novo, com acesso exclusivo e independente, a Casa Beth Lobo, serviço especializado em atender mulheres vítimas de violência, ocupará o pavimento térreo. Já o CREAS Centro, vai funcionar na parte superior do imóvel. Com a mudança dos órgãos para um só local, a SASC vai otimizar recursos humanos e materiais, além de economizar com gastos de locação imobiliária.

Tanto a Casa Beth Lobo como o CREAS Centro são órgãos da Assistência Social que atendem casos de violação de direitos, de média e alta complexidade. Ambos pertencem ao Departamento de Proteção Especial da SASC, que ainda coordena os serviços do CREAS Expansão, de Eldorado, e o CREAS POP. Já o Departamento de Atenção Básica é responsável pelos quatro CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), instalados nos bairros, que são a ‘porta’ para os demais serviços assistenciais de proteção social.

Comemorando 25 anos de existência, recém completados em maio, a Casa Beth Lobo tem uma equipe de sete funcionários das áreas de psicologia, serviço social, direito, além de educadores, administrativos e zeladoria. Na nova sede, as mulheres continuarão a ter atendimento e apoio psicológico, jurídico e social, além de poderem participar do grupo de teatro que tem por finalidade divulgar, em seus espetáculos, a importância das mulheres lutarem por seus direitos.

As mulheres assistidas pela Casa Beth Lobo chegam ao serviço, principalmente, por encaminhamentos feitos pelos CRAS, instalados em quatro regiões da cidade, além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), do Fórum e Promotoria, da Delegacia de Defesa da Mulher, da Defensoria Pública, da OAB e também do CREAS POP, que atende pessoas em situação de rua. Atualmente, para ampliar e fortalecer a defesa das vítimas de violência, a Casa faz busca ativa de mulheres nessa situação, que muitas vezes, por medo ou desconhecimento, não procuram ajuda.

A Casa Beth Lobo vai continuar funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atendendo também pelos telefones 4043-0737 e 4043-1918. No antigo endereço será afixada placa com o aviso de mudança de local. Vale destacar que a nova localização tem fácil acesso para a população em geral, tanto de ônibus como veículo particular.

CREAS Centro – Depois de seis anos funcionando na rua Felipe Camarão, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, da SASC, muda para uma nova sede. Coordenando diversos serviços importantes de proteção contra a violação de direitos, o CREAS Centro, que conta com uma equipe de 32 profissionais, é responsável pelo atendimento e cobertura de quase 1.000 famílias ou indivíduos.

Dentre os serviços prestados pelo órgão estão a Abordagem Social, o PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), o MSE (Medidas Sócio Educativas) e o  PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Para conseguir dar conta de todos esses atendimentos, a SASC mantém convênios com diversas entidades assistenciais como abrigos, asilos, albergues e outros. O horário de trabalho do CREAS Centro continuará o mesmo, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones do órgão são 4092-7090 e 4043-3758.