Cidades Diadema

Moradores de Diadema aderem à Caminhada pela Paz


Postada em 03/06/2016 às 12:42
Por Prefeitura de Diadema

 

Por Renata Nascimento

Evento pretende mobilizar a população para a cultura de paz e mostrar que, com ações conjuntas na área de segurança, é possível transformar a cidade.

No próximo domingo (5/6), a cidade recebe a 1ª Caminhada da Paz de Diadema. O evento esportivo é uma iniciativa da população e conta com o apoio da Prefeitura para sua realização e acontece no momento em que os índices de segurança estão melhorando, fruto das ações conjuntas entre Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e população.

A concentração da caminhada será a partir das 9h, na Praça da Moça. De lá, os participantes percorrerão as ruas do Centro até chegar ao Parque do Paço, onde haverá soltura de balões. A Administração dará apoio com equipe de trânsito para interdição momentânea das vias pelas quais passará a caminhada, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar que acompanharão os participantes durante o evento. Não é preciso fazer inscrição. O convite é para todos participantes vestirem roupa ou camiseta branca.

De acordo com uma das coordenadoras, Raquel Silva, o que impulsionou a realização do evento foi a morte de um garoto após um assalto em maio deste ano. “A família ficou sensibilizada e decidiu doar os órgãos. Diante da situação, resolvemos fazer a caminhada para lembrar a população sobre a importância da segurança e da cultura de paz em nossa cidade”, disse. “Queremos mostrar que Diadema tem muita gente de bem. Nós ainda carregamos uma fama de cidade violenta e queremos mostrar que isso mudou”, afirma. 

O esclarecimento de casos de homicídios, pela Polícia Civil, chegou próximo de 80% em 2015. Neste ano, o único caso – que motivou a Caminhada da Paz – também já foi esclarecido. 

 

Reforço na segurança

Embora a segurança da cidade esteja sob responsabilidade do Governo do Estado, o município adota medidas e trabalha em conjunto para proporcionar à população uma Diadema mais segura. Para isso, desde 2013 contratou cerca de 90 GCMs e 80 Guardas Civis Patrimoniais (GCPs) e tem concurso aberto para contratar mais 80 profissionais neste ano, além da aquisição de 13 veículos e sete motos. As câmeras de monitoramento passaram de 15 para 65 em funcionamento. Em 2016, a Guarda realizou mais de 1.700 rondas cidadãs. Em todo o ano passado, foram mais de 3.700 rondas preventivas.

A GCM de Diadema tem se empenhado em estar presente e próximo à comunidade, buscando minimizar os impactos decorrentes do convívio social, por meio de programas como Mediação de Conflitos, Canil nas Escolas, Clubinho da GCM, palestras nos centros de formação de condutores, rondas nas escolas, parques, praças e centros comercias, bem como as fiscalizações realizadas em bares, festas de rua e feiras,  contribuindo para melhoria na sensação de segurança.

 

Serviço: 

5 de junho de 2016, domingo, às 9h

1ª Caminhada da Paz de Diadema

Concentração na Praça da Moça. Rua Graciosa, s/n – Centro. O percurso da caminhada inclui Rua Graciosa, avenidas Alda e Fábio Eduardo Ramos Esquível e chegada no Parque do Paço.