Cidades Mauá

Biblioteca Cecília Meireles tem exposição aberta até dia 20 de junho


Postada em 01/06/2016 às 11:32
Por Prefeitura de Mauá

A Biblioteca Municipal Cecília Meireles em Mauá foi um dos locais que recebeu durante o mês de maio o projeto Texturas Literárias, um trabalho gratuito que reuniu apresentações, oficinas e palestras que mesclaram narração de histórias, poesias, artes plásticas, leitura pública, música, bordado e tapeçarias. 

As histórias, conforme eram contadas, conversavam com as atividades manuais desenvolvidas, voltadas para todos os tipos de público. Idealizada pela Cia. Luarnoar, a atividade é organizada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Lazer, e seu contexto passa pelos tempos primórdios da humanidade, quando a atividade da tecelagem começou a ser ligada à narrativa, ao ato de contar histórias, de construir a trama. Na origem da palavra “texto” está o tecido, a tessitura. 

Agora, o espaço expõe os trabalhos manuais, resultado de toda a ação. Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) municipal e do projeto Arte Comunidade, da própria biblioteca, soltaram a imaginação e confeccionaram diversas artes em crochê, colagem, fuxico e pintura, que representam as histórias ouvidas e assimiladas, sempre aproximadas de seu cotidiano. 

Cia. Luarnoar - A Cia. Luarnoar está no panorama cultural paulista desde 1995, atuando na produção de espetáculos teatrais, narração de histórias, programas radiofônicos, oficinas de capacitação e entretenimento, além de promoções e eventos culturais. Em narração de histórias e em teatro seu foco principal está na pesquisa e resgate de cenários sonoros das radionovelas e na difusão da literatura brasileira. 

Desde o início a Cia. Luarnoar escolheu o caminho de contar histórias. Seus primeiros trabalhos foram com a Editora Comep Paulinas, apresentando literatura infantil. Desde então, a Cia. Luarnoar não parou de compartilhar suas histórias. 

Unindo a experiência na área fonográfica com as pesquisas sobre a escuta na sociedade contemporânea, a Luarnoar valoriza a palavra pelos cenários sonoros e pela ambientação cênica em suas apresentações. A Cia. já trouxe à cena os autores: Rubem Alves, Leonardo Boff, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Adélia Prado, Cora Coralina, Cecília Meirelles, Jonas Ribeiro, André Neves, Manuel de Barros, entre outros.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 20 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Serviço: Exposição Tapete Literário e Tessituras Poéticas De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até 20 de junho Local: Biblioteca Municipal Cecília Meireles – Rua Campos Sales, 371 – Vila Bocaina

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 01/06/2016 11:32