Cidades Mauá

Comunidades católicas visitam Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mauá


Postada em 25/05/2016 às 17:15
Por Prefeitura de Mauá

Frequentadores das Igrejas São Vicente de Paula e Nossa Senhora de Lourdes, comunidades dos bairros Parque São Vicente e Jardim Sônia Maria, participaram na manhã de hoje (25) de visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mauá. Promovida pela Secretaria de Relações Institucionais, a ação faz parte da campanha da fraternidade da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). Nesta quarta-feira, os dois grupos conheceram o sistema de distribuição de água e também de saneamento de Mauá. O secretário de Relações Institucionais Helcio Silva acompanhou a visita. 

O destino foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Capuava. Dentro do projeto Portas Abertas, da Odebrecht Ambiental, que recebe a comunidade para visitas periódicas, os visitantes conheceram e tiraram dúvidas sobre o complexo sistema de abastecimento de água e o trabalho efetuado pela empresa e pela Prefeitura para o tratamento do esgoto. Os convidados puderam saber que Mauá coleta atualmente 92% do esgoto produzido e trata 50% deste total, além de que a ETE foi inaugurada em dezembro de 2014, iniciou sua operação em maio de 2015 e já atingiu o índice de 50% de tratamento do esgoto coletado no município. É um salto significativo, pois em maio de 2015, o total era de apenas 5%.    

Aos 60 anos, a senhora Elizabeth Gentili, moradora da Vila Santa Cecília, nunca havia estado em qualquer estação de tratamento, e adorou a visita. “Achei muito bacana e importante estar aqui. Foi uma oportunidade e tanto, e agora posso passar todo o conhecimento que adquiri aqui para todo mundo que ainda não veio. Temos que conhecer o que faz parte do nosso cotidiano, não é mesmo?”, comenta. 

O benefício já chega a quase 200 mil habitantes.  Ao longo de 2016 o índice de tratamento de esgoto continuará a crescer gradativamente em Mauá. Com um investimento total de R$ 178 milhões, a ETE Mauá conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil. Sendo assim, Mauá deixará de lançar esgoto in natura no Rio Tamanduateí, um dos maiores afluente do Rio Tietê e que nasce em Mauá no Parque da Gruta Santa Luzia. 

Projeto Olho Vivo – Visando cada vez mais a saúde do meio-ambiente, a Odebrecht Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá e a empresa Lírium Reciclagem, mantém ativo o projeto Olho Vivo, cujo objetivo é coletar óleo de cozinha e evitar que o mesmo seja descartado pelos ralos, agredindo o ecossistema. O projeto conta com pontos de coleta distribuídos nas escolas municipais da cidade e palestras de Educação Ambiental, orientando os alunos da rede sobre a importância do descarte responsável do óleo de cozinha. Os locais cadastrados no projeto também são certificados pela destinação final adequada dos resíduos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 25/05/2016 17:15