Cidades Diadema

Seminário sobre combate ao abuso e exploração sexual infantil


Postada em 20/05/2016 às 18:12
Por Prefeitura de Diadema

Texto e fotos: Gabriela Cardoso

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania SASC), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diadema (CMDCA), realizou hoje (20) Seminário para discutir o Dia Nacional do Combate ao abuso e à Exploração sexual de crianças e adolescentes.

Esse tema é debatido em todo o país no dia 18 de maio e tem como objetivo o fortalecimento do combate ao abuso e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes no município, além de conscientizar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar esse problema.

Nesse ano, o foco do seminário foi a dificuldade do jovem ou da família em fazer a denúncia, seja por receio da exposição ou de ameaças por parte do abusador quando ele é conhecido da vítima. Segundo o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), essa subnotificação dificulta o acompanhamento das ocorrências, já que grande parte delas não é denunciada.

Segundo Valquíria Longo, coordenadora do CREAS, nos últimos três anos houve apenas suspeita e estudo de nove casos de exploração sexual contra menores no município.

O evento contou com uma participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que destacou como lidar com a situação de crianças e adolescentes que sofreram abuso e exploração sexual. Muitas vezes, esse serviço consegue identificar casos de violência nas famílias por meio de oficinas pedagógicas.

Projeto Quixote

Durante o seminário, houve apresentação do Projeto Quixote. A gerente do SPVV (Serviço de Proteção a Vítimas de Violência), Maria Inês Rumbello, ressaltou como funciona o atendimento da OSCIP (Organização de Serviço Civil de Interesse Público) às vítimas de violência. 

O Projeto Quixote atua desde 1996 na missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, por meio do atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o combate a violência sexual infantil, a SASC produziu materiais informativos que serão distribuídos durante os meses de maio e junho. Além disso, no dia 12 de junho irá ocorrer uma caminhada em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer para conscientizar a população sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Denúncia

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. 

As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. //

Também é possível denunciar indo até um conselho tutelar. O conselho tutelar de Diadema fica no seguinte endereço Rua Oriente Monti - Centro, Diadema.