Cidades Diadema

Prefeitura homenageia o Dia Internacional contra a homofobia


Postada em 20/05/2016 às 17:53
Por Prefeitura de Diadema

Por Gabriela Cardoso / Fotos: Marcos Luiz

Em 17 de maio é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia. Nesse dia, no ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Em comemoração a essa data, Diadema recebe nesse fim de semana o Encontro LGBT e duas peças teatrais que discutem essa temática.

No domingo (22), a partir das 14h, o público poderá prestigiar, na Praça da Moça, o 7º Grito LGBT de Diadema. O objetivo é promover a reflexão sobre qualquer tipo de preconceito e discriminação ao Publico LGBT, racial, gênero, entre outros. O evento, realizado desde 2010 pela ONG Viva a Diversidade e com apoio da Prefeitura de Diadema, faz parte do Calendário Nacional de Combate a Homofobia. 

O tema “Sem conservadorismo, educar para a igualdade e o respeito” foi escolhido pela necessidade de diminuir o preconceito nas escolas, além de preparar as instituições de ensino para combater a discriminação racial, de orientação sexual ou de identidade de gênero. 

De forma alegre e descontraída os organizadores garantem falas de conscientização e informação relacionadas ao tema. Várias atrações prometem agitar o dia como apresentações de bandas, grupo de danças, DJS e performance de drags.

As peças que serão encenadas são da Cia. Chicaboomchic, “Achados e Perdidos” e “Quando eu não esperava por você”. A companhia surgiu em 2012 com o objetivo de trazer à tona figuras importantes por sua militância ou representatividade perante a causa para as questões LGBT´s.

Na sexta (20), a Cia. Chicaboomchic traz a peça “Achados e Perdidos”, no Teatro Clara Nunes, às 20h.  Esta toca numa ferida difícil de cicatrizar: a violência contra o homossexual causada física e moralmente por meio de discursos de ódio e agressão. O espetáculo baseado em fatos reais retrata fragmentos da vida de Jeffrey Dahmer, famoso serial killer conhecido como o canibal de Milwaukee.

No sábado (21), o espetáculo “Quando eu não esperava por você” será apresentado no Centro Cultural Serraria, às 19h30. Essa peça permite reflexão a partir do relato de Christine Jorgensen, a primeira mulher transexual a passar pelo processo de troca de sexo ainda nos anos 50 e coloca em questão a discussão da transexualidade que ainda gera controvérsia dentro da sociedade.

Serviço:

Centro Cultural Serraria

Rua Guarani, 790 – Serraria. Tel.: 4056 4950.

 

Praça da Moça

Encontro da Avenida Alda com Rua Graciosa – Centro.

Teatro Clara Nunes

Rua Graciosa, 300 – Centro. Tel.: 4056 3366.