Cidades Mauá

Prefeitura e Ministério da Cultura promovem projeto de teatro “Palco Viajante”


Postada em 13/05/2016 às 19:26
Por Prefeitura de Mauá

Até a próxima sexta-feira (20), a Secretaria de Educação de Mauá e o Ministério da Cultura apresentam a peça “Inspire seu coração”. O espetáculo é gratuito e direcionado a estudantes de 6 a 12 anos da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o Projeto Palco Viajante, produzido pela Cult Produções com apoio da Lei Rouanet.

Para receber as crianças, a empresa montou tenda de 200 metros quadrados ao lado do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, que fica no Centro. A estrutura é completa: tem palco de arena, plateia e até luz cênica operada por profissionais especializados. O objetivo da ação é mostrar a importância da arte e do meio ambiente. A peça foi escrita pela atriz Michele Galelo, que interpreta a personagem Mariana.

Mariana e Dom Ruán são artistas mambembes que chegam a uma nova cidade e se deparam apenas com um espectador. Trata-se de Graço, ser misterioso e engraçado que está em busca da companheira “graça”. Após inúmeras viagens, ele surpreende os amigos ao descobrir que a “graça” está em cada um que deseja ser feliz, bem como nas manifestações artísticas e na natureza.

“A intenção é apresentar as artes de maneira apaixonante ao falar sobre vida e sustentabilidade com muito afeto. O que propomos é formação cultural aliada à educação, pois é poderosa ferramenta para a construção do caráter e para o despertar do espírito crítico. Além disso, para a maioria dos alunos, é a oportunidade de estar pela primeira vez no teatro”, ressaltou Mariana.

É o caso de Lucas Henrique Soares dos Santos, 6 anos, da Escola Municipal Florestan Fernandes. O aluno diz ter gostado principalmente do personagem Dom Ruán e que, a partir de agora, vai cuidar mais da natureza. “Gostei do topete dele e aprendi que a natureza precisa ficar limpinha e não suja”, contou.

Já Bianca Soares Alves, da mesma idade e escola, preferiu Mariana porque gosta de dançar. A personagem faz coreografias o tempo todo e encantou a pequena, que faz aulas de balé. “Sou bailarina e vou proteger os lagos e jogar o lixo na lixeira”, disse.

O Palco Viajante chegou a Mauá no dia 12. Fará, ao todo, 14 apresentações, duas por dia, uma de manhã, às 8h30, e outra à tarde, às 14h. O Ginásio Poliesportivo Celso Daniel fica na Rua Fábio José Delpoio, 123, Vila Noêmia. O evento é voltado somente a crianças da rede municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 13/05/2016 19:26