Cidades Mauá

Chega a Mauá aplicativo para passageiros acompanharem circulação dos ônibus pelo smartphone


Postada em 06/05/2016 às 15:07
Por Prefeitura de Mauá

A Prefeitura de Mauá e a Suzantur, concessionária do transporte público municipal, apresentaram na manhã desta sexta-feira (6) o aplicativo Moovit, que acaba de ser implantado na cidade, oferecendo aos usuários do transporte público municipal, em tempo real e direto no celular, informações sobre linhas de ônibus, itinerários, pontos mais próximos e horários de saída e chegada. O evento foi realizado na Loja do SIM, no Terminal Central da cidade, com a presença do prefeito Donisete Braga, secretários municipais e representantes da Suzantur e da Moovit.

“Fico muito feliz com a chegada desse aplicativo a Mauá. Além do benefício de fornecer informações detalhadas para facilitar o dia a dia de todos, ele também concede poder aos passageiros, que ganham uma ferramenta para fiscalizar o serviço de transporte. Com ele, a tecnologia nos ajuda a garantir os direitos da população”, comentou Donisete. O prefeito aproveitou para testar a novidade ali mesmo, com a ajuda da munícipe Rosana Caetano Lopes, moradora do Jardim Cruzeiro. Acessando os dados do aplicativo, informou os próximos horários de passagem do ônibus que ela utiliza, o 111 – Jardim Cruzeiro. “Vou baixar no meu celular e usar, é muito bom isso”, comentou Rosana.

Claudinei Brogliato, diretor da Suzantur, ressaltou: “A implantação do Moovit é mais uma etapa que estamos cumprindo no processo de evolução do transporte público da cidade”.

Representando o Moovit, Marco Adriano Littig, da Mobilibus, falou sobre as facilidades do aplicativo e também apresentou um panorama geral do sistema de transporte em Mauá: a cidade tem 1.502 paradas de ônibus; diariamente, são realizadas 7.400 partidas de viagens, e 45.000 km são percorridos pela frota municipal. “Mauá se soma a mais de 800 cidades em todo o mundo, utilizando o que há de mais moderno nesse setor. Você pode usar o Moovit em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Paris, e agora também em Mauá”, destacou.

Presença global - O Moovit é um dos maiores aplicativos de mobilidade urbana do mundo. Está presente em mais de 800 cidades de 65 países, sendo utilizado por cerca de 35 milhões de pessoas. No Brasil, está disponível em mais de 50 cidades, o que torna nosso país o segundo maior mercado do aplicativo, com mais de 10 milhões de usuários. O Moovit traz informações detalhadas, mostrando todos os pontos de parada de cada linha e a circulação dos ônibus, com base nos dados do GPS. Com ele, o usuário pode acompanhar a linha que utiliza, sendo informado de qual a previsão de chegada no ponto em que está. Além disso, ao informar seu destino, o passageiro também é notificado com antecedência de onde deve desembarcar. O aplicativo apresenta ainda a vantagem de funcionar de maneira integrada entre várias cidades, notificando inclusive sobre a circulação de trens, metrô e ônibus intermunicipais.

O Moovit está disponível gratuitamente para smartphones dos sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone. Para seu funcionamento, é necessário que o usuário tenha plano de dados e conexão GPS em seu aparelho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 06/05/2016 15:07