Cidades Diadema

Passageiros recebem 20 ônibus novos e coberturas em pontos


Postada em 28/04/2016 às 15:09
Por Prefeitura de Diadema

Por Marcos Lu / Fotos: Ronaldo Lima

Cerca de 7 mil passageiros que fazem diariamente o trajeto da linha 22DP, em Diadema, passam a contar, a partir desta quarta-feira, 27/4, com 20 novos ônibus. Em diversas regiões da cidade também serão instalados 200 novos abrigos para os passageiros. Com isso, a prefeitura cumpre mais uma fase de modernização da frota, que além de novos veículos que oferecem mais segurança, também contam com rede Wi-Fi gratuita, monitores de TV, câmera de vídeomonitoramento e sistema de ventilação.

Só no primeiro trimestre deste ano, mais de 6 milhões de passageiros foram transportados pelas linhas municipais de Diadema, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Transportes e operadas pelas empresas Mobibrasil e Benfica. Os coletivos foram apresentados por dirigentes da empresa ao Prefeito da cidade e ao secretário municipal de Transportes, no Terminal Metropolitano de Piraporinha.

Após a vistoria do prefeito, o primeiro ônibus entrou em circulação realizando o trajeto da linha 22DP, levando as autoridades como passageiros até o Terminal Metropolitano de Diadema.  Os demais ônibus novos seguiram em comboio até a região central da cidade, na Praça da Moça, onde foram apresentados para a população.

Parte dos 20 novos ônibus da Mobibrasil, que chega para substituir os veículos mais antigos, será destinada às linhas que mais transportam passageiros da empresa, em Diadema. Serão renovadas as frotas de ônibus das linhas 22DP, que interliga os terminais Metropolitanos de Diadema e Piraporinha, e a 11EP, que sai da Vila Paulina, em Eldorado, também para o mesmo terminal, em Piraporinha. 

Sistema - Atualmente, o município tem 22 linhas municipais de ônibus, que são integradas, gratuitamente, aos Terminais Metropolitanos de Trólebus. De acordo com a Secretaria de Transportes de Diadema, a população da cidade é atendida por uma frota de 187 ônibus, sendo 122 operados pela empresa Mobibrasil e 65 ônibus pela Benfica. Juntas, as duas empresas transportaram, no primeiro trimestre deste ano, mais de 6,1 milhões de passageiros, ou seja, uma média de 68 mil por dia.

Novos abrigos - Além da renovação da frota de ônibus, os passageiros de Diadema vão ganhar mais conforto nos pontos de ônibus. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, com a conclusão do processo de contratação por Chamamento Público, começam, nos próximos dias, a instalação de 200 novos abrigos de ponto de ônibus, sem custo para a Prefeitura, já que a empresa vencedora vai explorar a publicidade nos abrigos. O prazo para conclusão da instalação é até o final deste ano.

Conforto - Nos ônibus, o conforto fica por conta do processo de instalação da TV Embarcada, que veicula publicidade, entretenimento e campanhas educativas, e Wi-Fi para acesso gratuito à internet. “É mais conforto dirigir um ônibus novo e é fundamental também para quem utiliza o transporte. E que venham mais”, garantiu Erica Diniz Lima, motorista da empresa Mobibrasil.