Cidades Diadema

GPS e boletim ajudam GCM recuperar celular roubado


Postada em 26/04/2016 às 18:11
Por Prefeitura de Diadema

Por Heitor Bisi

A Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou, no dia 20 de abril, celular roubado. A devolução do objeto subtraído só foi possível graças à atuação da GCM. Na ocasião, uma viatura da GCM efetuou abordagem a dois adultos e um adolescente, na Avenida dos Signos com Rua Capricórnio (Parque Real). A precisão do local foi possível pois o  celular da vítima (I.G.F.S., de 15 anos) continha sistema de localização. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial (Centro).

A menor I.G.F.S. teve seu aparelho roubado (iPhone 4) em 16 de abril, na Avenida Piraporinha, por uma dupla que estava numa moto. Ela registrou Boletim de Ocorrência no 2º Distrito Policial, no bairro Piraporinha. 

Durante a revista, os GCMs verificaram que Helder dos Santos Guimarães e Francisco Alves de Oliveira não possuíam nenhum produto ilícito de roubo, ao contrário do menor M.O.M., de 14 anos, que estava com o celular roubado, avaliado em R$ 900,00. M.O.M. afirmou que adquiriu o aparelho de um desconhecido, em troca de um retrovisor de uma moto (avaliado em R$ 150,00). Ele foi autuado pelo artigo 180 do Código Penal (receptação) e deverá comparecer, quando solicitado, no Ministério Público, junto com sua mãe (conforme o previsto nos artigos 173 e 174 do Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Na ocasião a GCM descobriu que Helder também possuía um celular adquirido de forma irregular. Ele comprou o aparelho em site de vendas por meio de um desconhecido. Ele também foi autuado por receptação. 

Esse é um exemplo da importância de elaboração de Boletim de Ocorrência para todos os tipos de crimes (furtos, roubos etc.). Com os dados dos boletins, a GCM pode monitorar com mais precisão as áreas da cidade onde há maior incidência de atos infracionais.