Cidades Diadema

5ª Titeritada Brasileira acontece de sexta a domingo, em Diadema


Postada em 15/04/2016 às 10:40
Por Prefeitura de Diadema

Por MarcosLUiz / Fotos: Divulgação

Com artistas do Chile, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e mais cinco grupos da região do ABCD, vai começar, nesta sexta-feira (15/4), em Diadema, a quinta edição da Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, a “Titeritada Brasileira”, que é considerada uma das mais importantes da região. Duas vezes premiado pelo Proac – Programa de Incentivo Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o espetáculo coletivo acontece, até domingo (17/4), no Centro Cultural Vladimir Herzog, no Jardim Campanário, com entrada franca.

A abertura do evento, nesta sexta, dia 15, será na feira livre do bairro, que ocorre ao lado do próprio centro cultural. A população que vai à feira, já está acostumada com as intervenções artísticas que o Vladimir Herzog promove no local.  O bonequeiro Celso Ohi, que já foi um dos oficineiros da Prefeitura, também vai “fazer feira”, mas levará consigo um boneco de cobra, com 10 metros de comprimento, para encantar e chamar a atenção do público para o evento.

Outra artista que também vai fazer a feira, no Jardim Campanário, é a arte educadora Lourdes Maria Rosa, uma das produtoras da Mostra. “A beleza da Titeritada Brasileira é a sua popularidade, por isso, nada melhor do que começar pela feira livre. Eu irei à feira, acompanhada do meu lindo e encantador Camaleão, um boneco de meias que criei há 35 anos”.

Todas as quatro edições anteriores da Titeritada, ocorreram no Centro Cultural Vladimir Herzog, com o apoio da Secretaria de Cultura de Diadema, a Titeritada Brasileira é um evento que conta com a realização cultural da Cooperativa Paulista de Teatro. Já a produção artística da Mostra é assinada pelos artistas populares Celso Ohi, de São Bernardo, e Lourdes Maria Rosa, também a idealizadora e pioneira da mostra. “Batizamos o evento de Titeritada porque é um termo mais amplo, já que não é apenas um boneco que pode ser animado, outros objetos também ganham vida e animação”, explica a produtora.

A programação completa da Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, a “Titeritada Brasileira”, pode ser conferida aqui. Mais informações no telefone 4091-2299 e no blog http://titeritadabrasileira2016.blogspot.com.br/ .

Oficinas culturais - Semestralmente, a Secretaria de Cultura de Diadema organiza, planeja e oferece, gratuitamente, à população, oficinas culturais em todos os bairros da cidade. As aulas, que acontecem nos centros culturais e bibliotecas da Prefeitura, ensinam teatro, literatura, fotografia, percussão, dança, pintura, cinevídeo, história em quadrinhos, artesanato, arte circense, violão, capoeira e outros. Neste semestre, mais de 3.500 pessoas, de todas as idades, estão frequentando as oficinas culturais.

Serviço:

V Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, a “Titeritada Brasileira” – de 14 a 17/04/16

CENTRO CULTURAL VLADIMIR HERZOG ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. //

Rua Eduardo de Matos, 159 – Jardim Campanário – tel. 4091-2299