Cidades Diadema

Polo da Construção Civil forma alunos para mercado de trabalho


Postada em 08/04/2016 às 16:06
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Fotos: Ricardo Cassin

Aperfeiçoar o conhecimento ou aprender uma nova profissão foi a motivação para 45 moradores freqüentarem, nos meses de março e abril, as aulas dos cursos gratuitos do Polo Regional da Construção Civil, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. A cerimônia para entrega do certificado de conclusão aconteceu na noite de quinta-feira (7/4), no Centro Público Thereza Lino, onde foram ministradas as aulas de pedreiro, encanador e assentador de pisos e azulejos.

“Esse aprendizado ajudou na minha formação e vai agregar no meu trabalho. Hoje, tenho a intenção de fazer outros cursos na área”, conta Gonçalves Martins dos Santos, formando em assentador de pisos e azulejos e que já se inscreveu para a próxima turma de encanador. 

Para o professor do curso de encanador, João Batista da Silva, a capacitação é importante porque aborda outros temas como cidadania, segurança no trabalho, equipamento de proteção individual (EPI), hidráulica, elétrica e alvenaria. “O mercado da construção civil é um dos que mais crescem e nosso aluno tem uma grande chance de entrar no mercado”, afirma. Os cursos têm duração de 80 horas, divididos em encontros teóricos e práticos. Durante as aulas, os alunos puderam conhecer os tipos de equipamentos e materiais utilizados em cada área. Ao término da capacitação, os participantes estarão aptos a fazer reparos em casa e ingressar no mercado de trabalho. 

Os melhores alunos de turmas anteriores também colhem os frutos do bom desempenho. Os instrutores atuais de pedreiro e assentador de pisos e azulejos, Clesmundo Marques Neto e Elisangela Luminato, respectivamente, já foram alunos do Fundo Social. “Essa é uma experiência diferente e gratificante”, diz Clesmundo.

A ação é fruto de uma parceria entre Fundo Social de Solidariedade do município e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Para este ano, ainda estão previstas mais duas turmas. O curso é destinado a moradores de Diadema maiores de 18 anos. Os participantes recebem gratuitamente apostilas e o material utilizado em sala.

Diversas áreas

Além das capacitações do Polo, o Fundo Social promove cursos gratuitos nas áreas de Artesanato, Beleza (Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Maquiagem), Moda (Corte e Costura) e Culinária (Padaria Artesanal). 

Para oferecer as capacitações, o FSS realiza bazares beneficentes e conta com doações para arrecadar recursos para compra de materiais utilizados em sala de aula. O próximo bazar está previsto para 19 de abril, das 9h às 13h, na Praça Lauro Michels.

 

Serviço:

Polo Regional da Construção Civil - Centro Público Thereza Lino

Rua Santa Bárbara, 489 – Canhema.

 

Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema

Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.

Tel.: 4057 7788

 

Bazar Beneficente do Fundo Social de Solidariedade

19 de abril, terça-feira, das 9h às 13h.

Praça Lauro Michels. Encontro das avenidas Antonio Piranga e Fábio Eduardo Ramos Esquível com Rua Amélia Eugênia – Centro.