Cidades Mauá

Turmas do Programa Nova Frente concluem formação


Postada em 06/04/2016 às 13:09
Por Prefeitura de Mauá

Na última sexta-feira (1º) a Prefeitura de Mauá promoveu a cerimônia de formatura de mais de 60 alunos de cinco cursos do Programa Frente Municipal de Inclusão Produtiva e Social, mais conhecido como Nova Frente. O evento foi realizado no Auditório Marli Rodrigues de Souza, localizado no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, no Centro. 

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, fez questão de marcar presença e ressaltar a empenho dos formandos. “Vê-los aqui é motivo de grande alegria para mim, pois quando começaram fiquei na expectativa se continuariam ou não, mas não desistiram e saíram vitoriosos”, comemorou. 

Idalina Antônia da Silva Santos, de 32 anos, é um dos exemplos de determinação mencionados por Donisete. Formada em estética, há apenas um mês abriu um salão de beleza no Bairro Santa Rosa, onde mora com cinco filhos e um sobrinho. A cabeleireira já tem clientela fixa e, no primeiro mês de trabalho, obteve rendimento que trouxe mais qualidade de vida para toda a família. 

“Minha situação financeira melhorou muito, passei a dar uma alimentação bem melhor para as crianças, é a minha prioridade. Sem contar que precisava ter uma profissão para trabalhar em casa. Antes fazia bico e estava complicado porque não tinha com quem deixá-las”, contou. 

A formanda Creusa Gomes, 47 anos, é outro dos muitos exemplos bem-sucedidos da Nova Frente, tanto que foi escolhida para ser a oradora da turma. Ela acaba de se tornar Agente de Conservação de Limpeza e voltou às salas de aula por causa do incentivo que recebeu da equipe do programa, que também visa a elevação do grau de escolaridade dos alunos. “Por causa do curso voltei a estudar. Parei na oitava série, fiquei trinta anos fora da escola e agora estou no segundo ano do Ensino Médio”, declarou. 

O Programa - O Nova Frente é um programa criado pela Prefeitura de Mauá a fim de possibilitar qualificação profissional a moradores em situação de vulnerabilidade social e econômica. Visa a elevação da escolaridade e o aumento das chances de ingresso ou retorno ao mercado de trabalho. 

A coordenação das atividades é feita pelas secretarias de Administração e Modernização, Cidadania e Ação Social e Trabalho e Renda. O curso tem duração de 10 meses, prorrogável por mais seis, caso necessário. A jornada semanal dos beneficiários é de 36 horas. Do total, oito são cumpridas em sala de aula e 24 em prestação de serviços comunitários nos equipamentos públicos municipais. 

Além da formação, a Prefeitura disponibiliza bolsa mensal de R$ 500, vale-transporte, lanche, uniforme, material didático e pedagógico, seguro de vida, refeição para atividades que ultrapassarem duração diária de quatro horas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para funções que exigem esse tipo de aparato.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 06/04/2016 13:09