Cidades Diadema

Jogos Escolares do EJA abrem 3º edição para 2.500 alunos


Postada em 04/04/2016 às 15:59
Por Prefeitura de Diadema

Texto por Lucas Belido  Foto: Ricardo Cassin 

Com cerca de 700 pessoas, o ginásio Poliesportivo Ayrton Senna,  na noite desta quinta, 31 de março, presenteou a população da cidade de Diadema com a abertura da 3ª edição dos Jogos Escolares Jorge Menezes - EJA (Educação de Jovens e Adultos). Alunos das Escolas seguravam cartazes e, com festa e alegria, gritavam o nome de suas escolas. 

Programado para iniciar no dia 16 de abril, o campeonato, que acontece pelo 3º ano consecutivo, reuniu 2.500 alunos, competindo em 5 modalidades esportivas:  Futsal, Jogos de Mesa (Dama, Dominó, Truco), Tênis de mesa (pingue-pongue), Pebolim e Voleibol.

Além das modalidades esportivas, os jogos vão contar com Produção de Texto, com o tema Racismo, como virar de vez essa triste página da história?

A abertura dos Jogos contou com a participação do secretário de Educação, Marcos Michels, e do assessor especial Cacá Vianna. Marcos Michels abriu o evento após o desfile dos representantes das 16 escolas participantes. “Quero agradecer ao empenho diário e constante dos professores que zelam pela qualidade da educação de Diadema”, afirmou o secretário.

“O projeto vem com o propósito de resgatar a cidadania dos alunos, proporcionando atividades prazerosas, sadias e educativas” afirma Joice Barros, coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos. 

Roseli Alves, 44 anos, e Conceição Assunção, 45, alunas do Supletivo II da Escola Municipal Cora Coralina, não participarão da edição dos Jogos deste ano, mas já pensam em montar uma equipe de vôlei para a próxima edição. “Assistimos nossa sala disputar jogos de dominó em 2015 e gostamos muito”, afirmou Roseli. “A integração acontece não só entre os alunos da nossa escola, mas também com os participantes de outras escolas”, completou Conceição. 

Com inscrições abertas até o dia 8 de abril, os jogos vão acontecer aos sábados, em espaços públicos da cidade de Diadema como o Parque do Paço, Ginásio Poliesportivo Mané Garrincha e Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna e nas Escolas Municipais. A tabela, horários e adversários de cada escola serão definidos na reunião técnica, que vai acontecer no dia 12 de abril, na EMEB Daniel Trivinho.

As atividades da abertura do 3º Jogos foram finalizadas com a apresentação da Associação de Capoeira Santa Isabel e do Grupo Matéria Rima, que levou à quadra do Poliesportivo sete alunos que dançaram uma versão hip hop do Hino Nacional Brasileiro. A premiação será entregue no dia 25 onde alunos e professores serão premiados com medalhas e troféus.