Cidades Diadema

Lavar mãos é principal medida para evitar transmissão da gripe


Postada em 04/04/2016 às 13:53
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento 

Para diminuir as chances de infecções por gripes como a transmitida pelo H1N1 e suas complicações, a Secretaria de Saúde de Diadema orienta a população a adotar medidas simples para evitar a transmissão da doença. A principal é a higiene constante das mãos com água e sabão, principalmente antes de consumir algum alimento e tossir ou espirrar.

O cuidado de não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal e de não levar as mãos aos olhos ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo como barras de ônibus, carrinhos de supermercado, dinheiro ou teclado do computador também podem prevenir a enfermidade. Além disso, é importante que, ao tossir ou espirrar, a pessoa cubra a boca com lenços descartáveis e jogue-os fora.

Entre as medidas ainda estão evitar aglomerações e ambientes fechados. O ideal é manter os ambientes bem ventilados com portas e/ou janelas abertas. Além destas ações preventivas, alguns grupos prioritários, como gestantes, crianças e idosos, receberão a dose contra a gripe a partir deste mês, quando começa a campanha nacional de vacinação.

Onde recorrer

Os sintomas da gripe H1N1 podem ser confundidos com os da gripe comum. Por isso, é preciso ficar atento a sinais como febre acima de 38o C, dores musculares, de cabeça, garganta e nas articulações, irritação nos olhos, coriza e falta de apetite. Caso apresente alguns desses sintomas, procure um serviço de Saúde.