Cidades Mauá

Conselho Municipal de Saúde escolhe mesa diretora da gestão 2016-2017


Postada em 01/04/2016 às 14:42
Por Prefeitura de Mauá

Nesta quinta-feira (31), foi realizada a eleição para escolha da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que atuará na gestão 2016-2017. O atual presidente, o representante do segmento Usuários José de Souza Viana, e sua vice, a gestora de saúde Kátia Vital Navarro Watanabe, foram reeleitos, e ficarão à frente do colegiado até 2018. “Estamos muito felizes por poder dar continuidade aos nossos projetos”, declarou Viana. “Fico feliz com a reeleição dos dois. Kátia é uma funcionária de carreira e o senhor Viana é muito atuante, sempre presente”, elogiou o Secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando Nogueira Tofani.

Durante a assembleia realizada no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, foram eleitos também os Conselheiros Municipais de Saúde, 35 ao todo, e seus suplentes. Eles foram escolhidos dentre os 237 conselheiros gestores que foram empossados na última terça-feira (29). “Há conselheiros novos e antigos, o que traz motivação e junção entre a inovação e a experiência”, comemorou Kátia.

Segundo a vice-presidente, o Conselho Municipal de Saúde atua em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) ao subsidiar questões referentes ao planejamento de ações e por meio da deliberação de pautas essenciais à eficiência do sistema. Os conselheiros analisam contratos, convênios e avaliam as prestações de contas da administração pública, entre outras atribuições.

“Temos um grupo formado por usuários do SUS, trabalhadores, gestores, entidades e sindicatos. Portanto, o CMS reúne todos os segmentos sociais e dá a eles direito de voz e voto, o que faz o órgão ter caráter totalmente democrático. Além disso, ter na presidência um usuário do SUS aproxima ainda mais o Conselho da sociedade ao tornar o planejamento das ações mais equânime”, concluiu Kátia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 01/04/2016 14:42