Cidades Diadema

Alunas do Fundo Social conquistam mercado de trabalho


Postada em 22/03/2016 às 17:35
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Foto: Mauro Pedroso

A oportunidade para se especializar na área da beleza surgiu no início do ano e a manicure Erlane Domingos de Oliveira já colhe os frutos da profissionalização. Ela é uma das mais de 20 alunas que concluíram os cursos gratuitos da Escola de Beleza do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. A entrega dos certificados foi nesta terça-feira (22/3), no Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR), onde as aulas foram ministradas.

“Trabalhava na área, mas tinha vontade de aprofundar meus conhecimentos e ter um certificado profissional. Hoje, trabalho em casa e atendo clientes em domicílio. Em breve, pretendo abrir um salão”, afirma a formanda de Manicure e Pedicure, que aperfeiçoou a técnica de unhas decoradas.

A vontade de empreender também faz parte dos planos de Natasha da Conceição Oliveira, aluna de Depilação e Design de Sobrancelha. “Aprendi muito, principalmente novas técnicas. Continuo trabalhando em um salão e atendendo em casa. Aumentou minha renda e já consegui comprar uma cadeira para atendimento em design de sobrancelhas”, conta.

Para a professora de manicure Bruna da Silva Araujo, esta é uma realidade para a maioria das alunas, que já concluem o curso trabalhando, seja como autônoma ou com carteira assinada. “É gratificante, elas são muito empenhadas. Ensinei o que sabia e também aprendi com cada uma delas”, elogiou.

O curso é voltado para moradores de Diadema com mais de 18 anos e não é exigida escolaridade mínima. A capacitação totaliza 80 horas/aula com encontros teóricos e atividades práticas. Os participantes recebem apostilas, camisetas e todo o material utilizado em sala de aula. As próximas turmas estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. Informações podem ser obtidas pelo telefone ou no próprio local.

População beneficiada

Desde maio de 2014, o Fundo Social já formou aproximadamente mil pessoas em mais de 10 cursos profissionalizantes de curta duração. As capacitações são fruto de convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Serviço:

Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema

Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce. Tel.: (11) 4057 7788.

 

Unidade Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR)

Rua Santa Efigênia, 79 – Jardim Santa Rita.