Cidades Mauá

Diálogo da Saúde debate avanços e melhorias da área


Postada em 11/03/2016 às 19:29
Por Prefeitura de Mauá

Cerca de 80 pessoas participaram na noite de quinta-feira (10) do diálogo temático do programa Mauá Cidade que Avança com o tema Saúde. Participaram do encontro o prefeito Donisete Braga, o secretário de Saúde Luís Fernando Tofani, o secretário de Relações Institucionais Hélcio Silva, gestores dos serviços de Saúde e usuários.

Os profissionais assistiram apresentação feita pelo secretário de Saúde com o balanço atualizado dos avanços da Saúde desde o início da gestão, com destaque para a queda na taxa de mortalidade infantil, reestruturação da Atenção Básica, implantação de programas e diretrizes do governo federal, aumento na contratação de médicos, modernização da Urgência/Emergência e macroreformas em andamento no Hospital Nardini.

“Obrigatoriamente os municípios devem investir 15% de sua arrecadação na área da Saúde, e hoje Mauá aplica 27%. Mesmo assim ainda temos dificuldades, mas devemos reconhecer nossos avanços e a população tem valorizado o nosso empenho. É um importante momento para compartilhar nossos bons resultados”, disse o secretário de Saúde.

Baseado nos indicadores divulgados durante a apresentação, o prefeito Donisete Braga fez um resumo das ações principais que provocaram melhorias nos serviços de Saúde e agradeceu o empenho dos profissionais. “Acredito que diante das adversidades econômicas vivenciadas em todo País nós avançamos significamente na Saúde. Colocamos nas linhas de frente dos serviços profissionais técnicos e foi uma medida muito assertiva. Tenho percorrido as unidades de Saúde e vejo que nossos trabalhadores têm se dedicado bastante mesmo diante de limitações estruturais. Ainda temos muito a melhorar, mas temos feito a lição de casa.”

Além de publicizar boas práticas e resultados da gestão na Saúde, o espaço de debate dá oportunidade aos trabalhadores e usuários de apontarem problemas mais relevantes em suas unidades de abrangência. Desta forma a gestão consegue mapear as dificuldades vivenciadas apenas no dia a dia dos serviços e elaborar medidas estratégicas que possam acelerar a resolução dos problemas. Sobre a Unidade Básica do Macuco, por exemplo, alguns trabalhadores apontaram falhas estruturais e solicitaram o reparo do telhado da unidade. A demanda foi acatada e encaminhada para resolução e providências necessárias. 

PROGRAMA – O programa Mauá Cidade que Avança é uma iniciativa da Prefeitura lançada no ano passado e que auxilia a população na oferta de serviços públicos. Entre as opções disponíveis estão emissão de carteira de trabalho, cartão SUS, orientações de combate à dengue, corte de cabelo, esmaltação de unhas, exposição de produtos da Economia Solidária, orientações de segurança no trânsito e feira de adoção de animais. Também são feitas apresentações musicais, aula de Zumba e atividades de lazer para as crianças. A relação completa de serviços pode ser obtida pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura: www.maua.sp.gov.br. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 11/03/2016 19:29