Cidades Diadema

Dengue é tema de palestras em escolas e empresas


Postada em 10/03/2016 às 17:05
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Fotos: Ricardo Cassin

Com o objetivo de conscientizar a população sobre como evitar a presença do mosquito Aedes aegypti em casas e estabelecimentos, a fim de diminuir o risco de dengue, febre chikungunya e zika, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema realiza, desde o início de março, palestras em escolas e empresas do município.

O MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) e a Escola Vila Santa Maria assistirão à palestra, em que serão levadas amostras das larvas e do mosquito Aedes aegypti. Além da explicação sobre a prevenção, sintomas, contágio e a principal responsabilidade de cada um na eliminação dos criadouros, os profissionais do CCZ também demonstrarão a forma correta de lavar caixa d’água e de eliminar os ovos dos recipientes. Além destas, outras instituições também participarão da ação, como a Maxi Rubber, Papaiz, Toro Soluções Termoacústica e Fundação Casa. 

“Essas palestras são de extrema importância, pois conseguimos atingir de criança a adultos. As crianças são o público principal, pois são elas que mudam os hábitos dos adultos”, afirmou a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Carla Cruz.

Com foco nos meninos e meninas entre três e 10 anos de idade, o Centro de Controle de Zoonoses, preparou uma peça teatral infantil. Com dois mosquitos da dengue como personagens, uma narradora e recipientes que acumulam água, as crianças aprendem sobre o ciclo do mosquito e como é a maneira correta para que não haja mosquito Aedes aegypti em casa. A EMEB Mario Quintana e a EMEB Professor Paulo Freire assistirão ao teatro, já o Centro Educacional Meta, oferecerá a palestra para os adolescentes e, para as crianças, o teatro infantil.

“Tanto as crianças quanto os adultos recebem várias informações que não possuíam antes. Tudo isso faz com que eles vejam que a responsabilidade é de todo mundo, uma preocupação geral. As palestras e peças são, de certa forma, uma conscientização”, afirmou Dejanira Benedita Moyses, agente de controle de zoonoses. 

Para saber como solicitar gratuitamente uma palestra ou apresentação do CCZ em sua escola ou empresa, ligue para 0800 77 10 963. 

A doença

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite, muito parecidas aos de começo de uma gripe. Em alguns casos, o doente pode apresentar manchas pelo corpo, náuseas, vômitos e sangramentos. Caso tenha alguns dos sinais, é importante procurar um serviço de saúde, tomar bastante líquido e não fazer uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (AAS).

Ao ser atendido, o médico que suspeitar da doença notifica o Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) que dará sequência às ações de controle do mosquito na área de provável infecção e/ou moradia do doente, além de fazer a busca ativa de novos casos.

 

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 40 – Inamar

Tel.: 0800 7710 963

 

Programação de palestras: 

09/03

 Centro Educacional Meta: a partir das 9h

 

10/03 

Escola Vila Santa Maria: às 14h

 

11/03

Empresa Maxi Rubber : às 7h15 e às  14h

 

14/03 

EMEB Mario Quintana: às 14h

 

15/03

Empresa Papaiz: às 11h e às 13h 

 

21/03

Fundação Casa: às 14h

 

22/03

Empresa Toro Soluções Termoacústica: às 8h

 

24/03

EMEB Professor Paulo Freire