Cidades Diadema

Tempo de atendimento na Central de Atendimento é reduzido em 77%


Postada em 08/03/2016 às 16:50
Por Prefeitura de Diadema

Por Heitor Bisi

Um dos resultados foi a redução no tempo  médio de atendimento ao público, que caiu de 22 min e 19 s em 2011, para 5 min e 53 s em 2015. “A obtenção desse resultado foi possível em razão da implantação do painel de informação e a senha eletrônica, além do aumento de atendentes, de 24 atendentes, em 2012, para 40 atendentes em 2015”, disse Anderson Wiliam Castoldi Conte, diretor da Central.  

A redução no tempo de atendimento aos usuários permitiu um acréscimo de 18,5% no número de pessoas atendidas no período 2011-2015. Em 2011 foram atendidas 71.774 pessoas e em 2015 esse número passou para 88.116 .

Para compartilhar sua experiência e adquirir novas informações, a Central de Atendimento de Diadema participou, em dezembro, do 1º Seminário de Praças de Atendimento e Gestão de Serviços, que ocorreu na capital paulista. O evento também contou com a participação dos coordenadores das centrais de atendimento dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Barueri, Mauá, Guarulhos e das 32 subprefeituras do município de São Paulo.

“O objetivo do encontro foi realizar uma troca de experiências e de resultados sobre atendimento público”, afirmou Anderson Wiliam Castoldi Conte, diretor da Central de Atendimento de Diadema. “Cada central pôde aprender experiências boas e práticas de atendimento ao público e que já são aplicadas no dia a dia”, afirmou o diretor da Central de Diadema.

De acordo com Anderson, uma das sugestões discutidas foi a elaboração de estudo para a criação de uma central telefônica regional para oferecer informações à população. 

 

Central de Atendimento

Inaugurada em dezembro de 2002, a Central de Atendimento, reúne em um só local mais de 191 tipos de serviços oferecidos por meio de computadores interligados e operados por pessoas especializadas em diversas secretarias da Prefeitura de Diadema, prontas para solucionar os mais diversos tipos de assuntos.

O órgão, situado na rua Amélia Eugênia, 397, Jardim do Comércio – Centro, facilita a vida do munícipe em diversas solicitações de serviços das secretarias da Prefeitura.

O balcão da Central de Atendimento conta com 24 terminais de computador, interligados, por meio dos quais o munícipe, entre outros serviços, pode tirar certidões negativas de tributos; alvarás; parcelar débitos; solicitar e obter informações de seu interesse; e ainda pagar impostos, taxas e contas na agência bancária que funciona no local. 

Além do Protocolo Geral da Prefeitura - setor responsável pelo ingresso das solicitações de diversos serviços, e a abertura e entrada de processos -  funcionam na Central de Atendimento os seguintes serviços:

 

Secretaria de Finanças

Divisão de Tributos Imobiliários (DTI), que fornece certidões de valor venal, cadastral; guia de Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI) e segunda via de IPTU, além de declarações imobiliárias e requerimentos, entre outros.

Divisão de Tributos Mobiliários (DTM), que cuida da abertura de empresas dos ramos da indústria, comércio e serviços e de licenças para autônomos, além de fornecer autorização de Nota Fiscal, e informações sobre alíquotas e taxas cadastrais, além de andamento de processos, recursos, deferimento e indeferimento. 

Serviço da Dívida Ativa, responsável pela cobrança de débitos vencidos, relativos ao Imposto sobre Serviços (ISS), Contribuições de Melhorias e IPTU e acordo de parcelamento de débitos em até 40 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 25,00.

Serviço de Expedição e Notificação de Tributos e Taxas, responsável pela distribuição dos carnês de IPTU, ISS e taxas diversas.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano

Serviço de Orientação e Apoio ao Empresário (Soae), órgão destinado a agilizar os fluxos burocráticos da Prefeitura; andamento de processos, emissão e análise de documentos, dando um atendimento personalizado tanto aos empresários locais, quanto aos que procuram Diadema para instalar seu novo empreendimento.

O Soae auxilia os empresários na localização e escolha de áreas para novas plantas industriais, contribuindo com a logística do empreendimento, e de acordo com a lei de uso e ocupação do solo. Em parceria com a Eletropaulo e Telefônica, também dá suporte às empresas recém-chegadas no Município, na agilização de pedidos de redimensionamento das redes de eletricidade, de revisão das metas de racionamento e de adequação da rede de telefonia para a nova planta empresarial, entre outros serviços.

 

Poupatempo

No mesmo prédio da Central de Atendimento, funciona o Poupatempo. Nele você encontra diversos serviços públicos da Prefeitura e do Governo do Estado, como Ciretran (trânsito), obtenção de RG e atestado de antecedentes criminais, caixas eletrônicos, Sabesp, Secretaria Estadual da Fazenda e TRE-SP. A Prefeitura conta com serviços de 12 secretarias e do Banco do Povo.

 

Telefone 0800

Para ampliar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pela Central de Atendimento, já está em estudos a criação de uma central telefônica de informações para os usuários. “O objetivo é tornar preciso o fluxo de cada solicitação, evitando com que ele fique percorrendo diversas secretarias sem uma solução”, afirma o diretor.    

 

Serviço

Central de Atendimento,

Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro. 

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 13h.

Telefone: 4057-8000.