Cidades Diadema

Famílias do Conjunto Habitacional Yamberê visitam suas futuras moradias


Postada em 07/03/2016 às 11:08
Por Prefeitura de Diadema

Texto e fotos - Marcos Luiz

“Estou tão feliz que gostaria de me mudar pra cá, hoje”. Com esta frase, Débora Cristina da Silva Andrade, de 44 anos, traduziu a alegria de visitar sua futura moradia. Assim como ela, outras 23 famílias estiveram, esta semana, conhecendo os novos apartamentos do Conjunto Habitacional Yamberê, no Jardim Inamar, a convite da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. A inauguração das unidades habitacionais, construídas pelo Programa Morar Melhor, está prevista para abril deste ano.

Parte das 24 famílias beneficiadas já reside em moradias precárias no próprio Núcleo Habitacional Yamberê. Essa desocupação de área vai liberar terreno para construção de mais 47 unidades, cuja aprovação ainda está em tramitação na Caixa Econômica Federal. Outra parte dos novos moradores está, há muitos anos, no Programa Auxílio Moradia.

Organizar e planejar a acomodação dos novos moradores é atribuição do serviço social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Além de auxiliar pessoas portadoras de deficiência e idosos a terem preferência nas unidades térreas de mais fácil acesso, os assistentes sociais também promovem atividades de educação sanitária e ambiental, organização comunitária e de geração de trabalho e renda. A Secretaria de Habitação promove o empoderamento do espaço junto a estes novos proprietários. 

A próxima ação social envolvendo as 24 futuras famílias do Conjunto Habitacional Yamberê será a participação em uma Oficina Socioeducativa sobre os Equipamentos Sociais e Serviços do Entorno. No evento, dia 8, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, que é vizinha ao empreendimento, os moradores tomarão conhecimento de quais são as escolas, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social e outros serviços públicos da região do Inamar.