Cidades Diadema

Saúde e Educação de Diadema se unem no combate ao mosquito Aedes


Postada em 26/02/2016 às 17:38
Por Prefeitura de Diadema

Por Keila Macedo

As Secretarias de Saúde e Educação de Diadema se uniram na luta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite quatro doenças graves como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A intenção é envolver alunos de escolas municipais e particulares na campanha.

Durante três dias, diretores, coordenadores pedagógicos das 61 escolas municipais e 20 diretores de escolas particulares assistiram a uma palestra com informações técnicas, realizada pela médica veterinária e coordenadora de Vigilância à Saúde, Ester Dainovskas.  

Durante sua palestra, Ester Dainovskas informou sobre o crescimento de casos no Brasil, destacando que no Estado de São Paulo ocorrem cerca de 1/3 dos casos e enfatizou a adaptação do mosquito ao ambiente urbano e sua resistência. Em decorrência dessa mutação, orientou que a única forma eficaz de combate ao mosquito é não deixar que os ovos eclodam, o que pode ser impedido com o simples fato de não deixar água acumulada. Para isso, reforçou medidas já conhecidas como lavar, semanalmente, pratos de plantas e bebedouros com bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito; retirar água acumulada de obras e lajes; garrafas devem ficar viradas com a boca para baixo e pneus, que não estejam sendo utilizados, devem ficar em locais cobertos ou que não possibilitem a entrada de água de chuva. Caixas d’água e outros reservatórios devem ser mantidos bem fechados evitando qualquer forma de o mosquito entrar.

Objetivo do encontro é que as duas áreas intensifiquem esforços e ajudem a prevenir a dengue adotando medidas de controle e evitando criadouros (80% dos focos estão dentro dos domicílios particulares). 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão acompanhar as escolas da sua região e cada escola irá definir a maneira como será abordado o assunto e trabalhado em sala de aula como, palestras, teatros, concurso de desenhos e redação etc. “A secretaria de Saúde quer sensibilizar a todos. A nossa luta é pela vida. Precisamos que toda a população fique atenta”, afirmou secretário de saúde, Jose Augusto da Silva Ramos. 

A Prefeitura está disponibilizando material de apoio para todas as escolas, como cartazes, folders, material para redes sociais, equipe especializada para dar orientações e apresentação de uma peça teatral montada e apresentada pelos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses.

Para a coordenadora do Centro Educacional Risque Rabisque, Priscila Judice, a palestra foi esclarecedora. “Na escola, nós temos abordado o assunto com os alunos e hoje foi bom para tirar dúvidas. Vamos somar forças com a prefeitura para combater este mosquito”, comentou. 

Trabalho rotineiro

Durante todo o ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza atividades de “casa a casa”, orientação aos moradores, aplicação de larvicida, monitoramento de alguns locais estratégicos (como ferro-velho, borracharias e cemitérios) e bloqueios quando há casos confirmados de dengue.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 114 - Jardim Iamberê

Tel.: 0800 77 10 963