Cidades Diadema

Mudança de hábito é resultado de grupo de reeducação alimentar


Postada em 26/02/2016 às 16:29
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Fotos: Ricardo Cassin

Quem deseja modificar o estilo e vida e garantir maior bem-estar tem apoio profissional nos grupos de reeducação alimentar oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Durante os encontros, os participantes recebem orientação para estimular as práticas alimentares saudáveis, prevenir e reduzir complicações associadas ao excesso de peso, tirar dúvidas sobre nutrição e aumentar o vínculo entre o usuário e a Unidade.

A moradora Sandra da Silva Souza e sua filha Larissa participam do grupo, na UBS Conceição, há quatro meses e já sentiram as mudanças. “Com o grupo fica mais fácil porque aqui temos o incentivo que precisamos”, explica Sandra. Elas ainda freqüentam o grupo de caminhada duas vezes por semana. “Com isso, estamos diminuindo o peso”, comemora.

Na Unidade, o grupo é realizado desde 2013. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, no período da tarde, com a orientação da nutricionista Cláudia Novaes e da agente comunitária da saúde (ACS), Patrícia Paixão Silva. “Em 2015, trabalhamos os 10 passos para a alimentação saudável. Neste ano, vamos mudar o foco para que os participantes sejam mais autônomos para fazer suas escolhas no momento da refeição”, afirmou a nutricionista.

Mais que fonte de prazer, a alimentação tem o papel de curar doenças e oferecer os nutrientes necessários para a saúde do corpo. Por isso, a indicação é para consumo de frutas, legumes e verduras da época, que são mais baratos e nutritivos.

Maria Silene da Silva Siqueira participa do grupo desde o ano passado. “Fui convidada pela enfermeira da UBS e mudei muita coisa na alimentação. Cortei o doce, o refrigerante. Sinto a mudança nas minhas roupas”, comenta. A participante Eva Maria Prado também aprova iniciativas como esta. “Aqui, eu tenho ajuda e sou bem orientada. Aprendi a comer e, hoje, me alimento com uma quantidade menor. Troquei o leite integral pelo desnatado”, afirmou.

Mais UBSs

Além da Unidade na Vila Conceição, outras UBSs possuem grupos de orientação à alimentação saudável, reeducação alimentar, hipertensão e diabetes, além de atividades físicas para caminhada, lian gong. Para saber qual grupo é oferecido perto de sua casa, procure a Unidade mais próxima.