Cidades Diadema

Curso de artesanato melhora autoestima e gera renda para Diademenses


Postada em 18/02/2016 às 18:07
Por Prefeitura de Diadema

Por Marina Ferreira / Fotos: 

É com um único material, os objetos recicláveis, que as 13 alunas do curso de artesanato, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, iniciaram as aulas na manhã desta quarta-feira, 17. As aulas estão sendo ministradas no Teatro Clara Nunes, pela professora voluntária Regina Nakahama, às segundas e quartas-feiras das 9h às 11h. 

Além de gerar renda às participantes, através da qualificação na área de artesanato, o curso ainda ajuda na identificação e desenvoltura de habilidades, na saúde mental e no resgate da autoestima.

“80% das participantes começam a vender o que produzem. Isso é um benefício para elas, pois gera renda. Também, 60% das alunas estão passando por algum problema de saúde, principalmente relacionado com a depressão. Então, presentear um amigo podendo falar ‘eu que fiz’ aumenta totalmente a autoestima e, isso tudo é muito gratificante para mim”, afirma a professora Regina Nakahama.

Cibele Yamamoto, aluna do curso, reconhece os benefícios que as aulas podem trazer para a sua vida. “Acredito que além de gerar uma segunda fonte de renda, eu ainda mantenho minha mente ocupada com algo que eu gosto. Desenvolvo a minha criatividade e melhoro a minha saúde”, afirma.

Durante os 4 meses de curso, retalhos de tecidos, garrafas PET, caixas de leite, filtros de café, CDs, cones de linhas, potes e latas darão espaço a inúmeros objetos, como porta cartões, necessaires, flores, chaveiros, móbiles, anjos, porta níquel, bonecas africanas, entre outros.

Com a técnica passada pela professora Regina e muita dedicação, as alunas poderão transformar um simples CD em um tapete para canecas ou um agulheiro. Além disso, a professora ensinará que aquela meia que não usa mais poderá voltar a ser útil, como um peso de porta. “A primeira aula já foi muito interessante, aprendemos a fazer um porta cartão. Eu nem imaginava como iríamos endurecer o tecido, mas consegui e ficou lindo”, afirma Cibele Yamamoto.

Parte do que é produzido durante o curso é destinado para bazares do Fundo Social, cuja renda é revertida para a compra de itens usados em sala de aula.

Ao final da qualificação, as participantes receberão um certificado de conclusão durante uma cerimônia. 

Fundo Social  

Instituído pela Lei Municipal nº 3.324/2013 e presidido pela primeira-dama, Caroline Rocha, o Fundo tem o objetivo de buscar maior envolvimento da sociedade na prática do trabalho voluntário para minimizar as necessidades sociais de grupos menos favorecidos. Atualmente, o FSS promove capacitação profissional em mais de 10 cursos nas áreas de Artesanato, Beleza, Construção Civil, Moda e Panificação, onde já foram formados cerca de mil alunos.

Além dos cursos, possui o Projeto Diademais Saúde, que oferece, gratuitamente, à população terapias complementares como acupuntura, florais de Bach, Reiki e massoterapia, entre outras ações.