Cidades Mauá

Ação Nacional de Combate a Dengue mobiliza CEU das Artes com brincadeiras e esportes


Postada em 13/02/2016 às 17:23
Por Prefeitura de Mauá

 

O carnaval já acabou, mas agentes de saúde de Mauá vestiram a fantasia de mosquito da dengue e foram para a rua conscientizar a população sobre a importância de combater o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. A ação aconteceu no CEU das Artes e dos Esportes, no Parque das Américas, que também recebeu atrações esportivas da carreta Mova Brasil, do SESC SP. 

Em meio a muitas brincadeiras e atividades esportivas, a população acompanhou o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Mauá e obteve informações sobre como manter a casa livre de criadouros do mosquito. "Toda campanha educacional sempre surte um efeito muito positivo. Nosso desafio é conscientizar a população para o combate a dengue durante todo o ano e não apenas no verão", ressalta o supervisor de matriciamento da Coordenadoria de Vigilância à Saúde (Covisa), Valmir Rodrigues.

O prefeito Donisete Braga também esteve presente na ação e agradeceu o empenho de todos na causa. "Hoje fizemos uma grande campanha contra a dengue na cidade e quero agradecer aos moradores que abriram suas casas para que nossos agentes pudessem fazer a vistoria. Essa força-tarefa entre Prefeitura e população é muito importante no combate ao mosquito", reforçou.

Além do CEU das Artes e dos Esportes, outros locais da cidade receberam ações semelhantes. Os cinco territórios do município foram visitados por equipes da saúde. O Território 1 envolveu os bairros da Vila Assis e Jardim Primavera. No Território 3, as visitas foram concentradas na região do Macuco e Zaíra 2 e 3. ​O Morro do Careca e a divisa de Mauá com Ribeirão Pires, no Território 4, ​também​ receberam o mutirão. O Território 5​ foi vistoriado por equipes da UBS do Jardim Feital​ em áreas com moradias irregulares. As equipes das UBSs dos jardins São João e Santista ​fizeram ações de prevenção nas áreas de divisa com Ribeirão Pires. Os trabalhadores da UBS Kennedy ​estiveram no Núcleo Cincinato Braga e da UBS do Jardim Miranda ​no Jardim Miranda. Além disso, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos passou pelos bairros recolhendo bagulhos.

Ações - Quando a Secretaria de Saúde recebe uma notificação de caso suspeito, as equipes fazem ação de bloqueio, vistoriando um raio de 300 metros ao redor da moradia e tomando as medidas indicadas para controle do vetor transmissor. A cidade registrou um caso autóctone e um importado de dengue em 2016. Não há casos de Zika ou Chikungunya. Pesquisas demonstram que 85% dos criadouros do Aedes aegypti se encontram nas casas e quintais. Isso requer cuidado redobrado com objetos que possam acumular água e virar um potencial criadouro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 13/02/2016 17:23