Cidades Mauá

Mauá participa do ABC Contra o Aedes, ato organizado pelo Consórcio Intermunicipal


Postada em 31/01/2016 às 12:39
Por Prefeitura de Mauá

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, participou do ato ABC Contra o Aedes, primeira ação do ano da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A mobilização, realizada na manhã de sábado (30), levou mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Segurança Urbana, União dos Escoteiros/SP e lideranças comunitárias, à região de divisa entre os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“Na nossa região, a dengue não está fora de controle, mas é importante ter consciência do trabalho necessário em cada residência, em cada lote vazio, na ação conjunta de todos e todas. Se trabalharmos assim, nós venceremos esta guerra”, disse o prefeito Luiz Marinho, presidente do Consórcio Intermunicipal. Ao lado de outros prefeitos e secretários da região, ele lembrou que a escolha do local da ação, próximo às fronteiras municipais, “dá a dimensão de regionalidade” da campanha. Mobilizações semelhantes estão previstas para os meses de fevereiro, março e abril, incluindo as sete cidades e o município de São Paulo, que foi representado no ato pela secretária adjunta de Saúde, Célia Bortoleto.

Marcada para a entrada da feira livre da Rua Afonsina, no Rudge Ramos, a concentração da atividade aproveitou o fluxo de pessoas para chamar a atenção para esse importante tema. Na tenda de Mauá, a equipe de agentes de Mauá apresentou a maquete que recria dois ambientes domésticos: um que pode possibilitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e o outro que reproduz as condições ideais para manter um ambiente limpo e organizado que impedirá o surgimento de criadouros. Além de atividades educativas na área da feira, os agentes dos municípios de divisa partiram para uma visita casa a casa na região, orientando os moradores sobre como evitar os riscos.

Presente ao ato, o secretário de Saúde de Mauá, Luís Fernando Tofani, informou que mobilização semelhante será realizada em nossa cidade em março, e destacou a importância da ação regional. “Essa grande mobilização ajuda a conscientizar a população da necessidade de combater o mosquito e evitar sua proliferação. Além disso, como disse o prefeito Marinho, o mosquito não respeita fronteiras, e trabalhar de forma conjunta é a melhor forma de vencer essa luta”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 31/01/2016 12:39