Cidades Diadema

Diadema capacita 200 agentes contra a Dengue


Postada em 08/01/2016 às 16:29
Por Prefeitura de Diadema

Por Keila Macedo

Com objetivo de exterminar o mosquito transmissor de doença, aedes aegypit, de Diadema, a secretaria de Saúde realizou, nesta manhã (8/1), atualização técnica sobre a dengue para 200 agentes comunitários de saúde e agentes de controle de zoonoses (CCZ), no auditório do Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde. 

Os agentes de saúde são os principais atores na ação do combate à dengue por lidarem diariamente com a população. Dentre as ações, estão visita casa a casa, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e monitoramento periódico de residências, porque os mosquitos estão dentro das casas e em locais estratégicos como ferro-velho, borracharias, cemitérios entre outros. 

Para a técnica de enfermagem, Eliana Fatima Silva, da UBS Ruyce, “é muito importante trabalhar na prevenção para não deixar a doença evoluir na cidade”. 

Os temas abordados na capacitação foram criadouros do mosquito, caixas d’água e outros reservatórios, sintomas e ações a serem adotadas. Dentre as principais orientações estão fechar bem a caixa d’água evitando qualquer forma do mosquito entrar; lavar, semanalmente, pratos de plantas e bebedouros com bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito; retirar água acumulada de obras e lajes; garrafas devem ficar viradas com a boca para baixo e pneus, que não estejam sendo utilizados, devem ficar em locais cobertos ou que não possibilitem a entrada de água de chuva.

Com a missão de cuidar das pessoas. A secretaria de Saúde que dar uma resposta no combate ao mosquito. Será realizada uma grande ação de combate a dengue em Diadema e a administração conta com a participação efetiva dos moradores. 

Em 2015, foram registrados mais de 1,5 milhão casos de dengue em todo o Brasil. Diadema registrou, neste período, 2.309 casos autóctones (contraídos no município). Já em 2014, foram 367 casos confirmados. 

A prefeitura vai montar um exército contra a Dengue. Será feito um trabalho em conjunto envolvendo poder público e população. Chegou o momento de todos se unirem para combater a dengue, chikungunya e zika. 

Será realizada uma grande campanha de combate a dengue a partir do dia 15 deste mês na cidade com a participação de todas as secretarias. 

A secretaria de Transportes vai retirar os carros abandonados das ruas, o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) vai retirar entulho e bagulho, imóveis fechados serão notificados. Ônibus estarão disponíveis para facilitar a locomoção dos agentes comunitários. O importante é eliminar o foco e não deixar o mosquito reproduzir. Combater a dengue é responsabilidade de todos.