Cidades Mauá

Nardini participa do I Fórum em Saúde e Sustentabilidade da Fundação do ABC


Postada em 04/01/2016 às 11:01
Por Prefeitura de Mauá

O Hospital Nardini marcou presença em dezembro no I Fórum em Saúde e Sustentabilidade da Fundação do ABC, realizado no anfiteatro da instituição localizado em Santo André. O hospital apresentou o trabalho que, em setembro, recebeu menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2015 por desenvolver e implantar iniciativas sustentáveis. O objetivo do encontro foi dar visibilidade a ações socioambientais relevantes e promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e gestão ambiental.

Após as palestras dos convidados externos das áreas de meio ambiente e Saúde do Grande ABC e Estado, representantes de algumas mantidas da Fundação do ABC apresentaram experiências exitosas implantadas nas unidades e que contribuíram com o ambiente hospitalar mais saudável. A encarregada de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental do Hospital Nardini, Ecimara dos Santos Silva, descreveu o processo de substituição do ortoftalaldeído pelo ácido peracético na desinfecção química dos materiais, que trouxe para a unidade redução de 46 litros/mês na geração de resíduos químicos lesivos.

Antes, o volume era descartado na rede de esgoto sem tratamento adequado. A substância utilizada antigamente, além de insalubre, aumentava substancialmente os riscos de contaminação por bactérias e fungos. A economia financeira estimada após a substituição, realizada em agosto de 2014, foi de R$ 4.000 por mês. Após a apresentação, a responsável pelo projeto parabenizou a organização do evento. “Foi fundamental ter esse espaço de discussão entre as mantidas, pois pela primeira vez pudemos realizar a troca de experiência com foco total no desenvolvimento sustentável da Saúde. Todas só têm a ganhar”, comentou Ecimara. No fórum também apresentaram trabalhos os representantes do Complexo Hospitalar de São Caetano, Hospital Estadual Mário Covas e Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá.

O evento também reuniu profissionais da área de meio ambiente e Saúde, como o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Júnior, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de São Caetano, Horácio Almeida Pires, e o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 04/01/2016 11:01