Cidades Diadema

Fundo de Cultura anuncia R$ 96 mil para nove projetos locais


Postada em 21/12/2015 às 10:03
Por Prefeitura de Diadema

Por Marcos Luiz

Nove projetos culturais de artistas de Diadema vão ter apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura. A lista completa já está publicada no Portal da Prefeitura de Diadema. Durante o período de inscrição, em novembro, o órgão recebeu 39 propostas interessadas em dividir a verba de R$ 96 mil.

De acordo com o secretário de Cultura de Diadema, a pasta vai orientar os vencedores quanto às questões documentais, técnicas, contábeis e de prestação de contas.  

A escolha dos projetos premiados, dentre os 39 apresentados, foi um trabalho do Conselho de Administração e Gestão do Fundo Municipal de Cultura de Diadema. Para chegar à lista final, os conselheiros analisaram, segundo as exigências publicadas em Edital, a documentação e, posteriormente, o mérito e viabilidade de execução do projeto artístico apresentado. Concluídas estas fases, o órgão publica oficialmente os projetos vencedores.

Um dos projetos contemplados pelo Fundo foi “Cantar & Encantar”, que resgata elementos da cultura folclórica popular com confecção de objetos e brinquedos, além de contação de histórias. Outro escolhido é “Diademais Arte 2016 – Encontro de Graffiti de Diadema” que promove a Cultura Hip Hop (cinevídeo). Já o projeto “Diadema: Um Olhar Pictório”, se propõe a desenvolver artes plásticas e literatura, doação de livro, exposições e worshops. Outro premiado, “Odisséia”, vai promover exibições de audiovisual (animação) em escolas e centros culturais. O cinevídeo documentário “Ordalina Candido: Eu Sou o Povo” retrata a cidade e a região de Eldorado por meio da história e da arte de uma personagem bastante conhecida em Diadema. “Paisagens de Diadema” vai representar, pelas artes plásticas, os bairros de Diadema, com participação das comunidades e publicação de livro.  “Presepadas de José de Arimateia”, valoriza a cultura nordestina pela ação teatral. “Seresta.comVc” vai realizar apresentações musicais e gravação de audiovisual. Para finalizar, “3 Por 13 – Art’e”  vai realizar três espetáculos de dança para comemorar os 13 anos do Grupo Art’e de Dança.

Fundo de Cultura - Regido pela Lei 2937, o Fundo Municipal de Cultura, é um coletivo formado por três representantes da Prefeitura de Diadema e três da sociedade civil, recentemente eleitos para o biênio 2015-2017. Além da elaboração de Editais, os membros do órgão também são responsáveis pela seleção de projetos, acompanhamento e fiscalização, inclusive na etapa final de prestação de contas dos contemplados. O trabalho de conselheiros do Fundo é voluntário, ou seja, os mesmos não são remunerados para exercerem suas atividades. Os recursos financeiros do Fundo são provenientes de percentual sobre a venda de ingressos dos espetáculos apresentados no Teatro Clara Nunes.