Cidades Santo André

Alunos fazem viagem inédita para conhecer obra de artista mineiro


Postada em 15/12/2015 às 12:17
Por Prefeitura de Santo André

Alunos com idade entre 7 e 8 anos viajaram até Rio Acima, em Minas Gerais, para conhecer atelier de artista plástico e vivenciar seu trabalho

Santo André, 15 de dezembro de 2015 - As brincadeiras são o que mais marcaram os dezesseis alunos da Emeief José do Prado Silveira, do bairro Sacadura Cabral, que foram até a cidade de Rio Acima, em Minas Gerais, entre 7 e 9 de dezembro, conhecer o trabalho do artista plástico Ricardo Ferrari. Mas não se trata de uma brincadeira qualquer. Trata-se das brincadeiras de antigamente, que as crianças das grandes cidades nem conhecem mais e que Ferrari retrata em seus quadros. A iniciativa teve como objetivo encerrar com “chave de ouro” um trabalho realizado durante o ano todo, visando promover o contato dos alunos com o mundo das artes, apresentando técnica de pinturas, artistas e suas características.

“A gente brincou e também fez obra de arte”, lembra Marcos Adriano, de 7 anos. “Eu desenhei a cachoeira, que foi a coisa que mais gostei no sítio do Ricardo Ferrari”, conta Elis Bryce dos Santos,que escreveu tudo no diário que levou para não esquecer nenhum detalhe. “ E eu adorei fazer tinta. Fiz tinta de terra”, acrescentou Júlia Vitória Silveira. As lembranças são muitas e deixam muito animados os alunos do 2º ano, com idade entre 7 e 8 anos.

Na visita, os estudantes conheceram o atelier do artista, o processo de criação e produção das obras, participaram de oficinas de arte-educação e de brincadeiras dirigidas, contação de casos em volta da fogueira e passeio por trilhas em meio à natureza. Segundo Ferrari, todo o trabalho foi concebido e realizado com a premissa de incentivar o desejo de brincar e explorar o universo lúdico das crianças. Além da visita ao artistas, as crianças foram até Belo Horizonte conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade.

Para a mãe do aluno Ryan, a viagem foi uma oportunidade incrível de conhecer um mundo diferente do seu e de ter novas experiências. “São lembranças e conhecimentos que ele vai guardar para sempre”, reforça. Daniela Domingos, mãe de Davi Israel, acrescenta que pode ser uma experiência única na vida dele, a de conhecer um artista plástico de renome pessoalmente.

“A escola está inserida dentro de uma comunidade que tem pouco contato com a arte, que precisa conhecer arte”, conta a professora da turma Valéria Andrade Ferreira. Segundo ela, a produção do artista foi objeto de discussões, pinturas, releituras de obras, durante o ano todo, como parte do projeto cultural que acontece na escola toda. Cada classe, no entanto, opta por estudar um artista. “Ricardo Ferrari usa as brincadeiras como inspiração para o seus quadro e por isso as crianças se identificaram tanto”, acrescentou.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas. A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

 

Mais informações para a imprensa:Paola Zanei: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //