Cidades Santo André

Santo André comemora o Dia Municipal da Economia Solidária com participação em Feira Regional


Postada em 10/12/2015 às 18:52
Por Prefeitura de Santo André

Programação contará com eventos nos dias 11 e 12, no município de Mauá; além de agendas no domingo (13) e na terça-feira (15), na cidade

Santo André, 10 de dezembro de 2015 – Nesta sexta-feira (11) e sábado (12) a Prefeitura de Santo André participa da Feira Regional de Economia Solidária em Mauá. O evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e pelo Fórum Regional de Economia Solidária do ABCDMRR, tem como objetivo sensibilizar as pessoas para o entendimento do que é a Economia Solidária e como ela pode ser tornar um componente inseparável e indispensável quando se fala em política pública de fomento ao trabalho.

As ações – gratuitas e destinadas a todo o público que tenha o interesse no tema – antecedem o Dia Municipal da Economia Solidária, que ocorre na próxima terça-feira (15). Nesta ocasião, a atividade programada será um encontro aberto que contará com a participação de diversas secretarias da prefeitura, além de munícipes que vivenciaram a experiência de qualificação com o apoio do Instituto Roberto Sampaio Ferreira/Casa Bombril, destacando a Economia Solidária como um pilar importante da política pública e de trabalho em Santo André.

Entre as atividades que serão levadas pelo Departamento de Economia Solidária de Santo André estão a Folia de Reis São Francisco de Assis, a Orquestra Sertaneja, do Paraíso e o grupo Paraíso, um espaço eclético de música brasileira; além dos produtos de alimentação, artesanato e pintura confeccionados por usuários do Programa de Economia Solidária do município.

A feira também contará com a participação dos agentes da Economia Solidária, que envolvem empreendedores e empreendimentos individuais, redes para o trabalho solidário, cooperativas, gestores públicos, entidades de apoio e fomento, entre outros. O papel deste grupo é estimular a participação e vender seus produtos, além de efetivar as políticas desse setor da economia.

FEIRA ITINERANTE – Um dos destaques do evento deste ano deverá ficar por conta da 1ª Feira Itinerante de Trabalho e Cultura Solidaria que acontece no domingo (13). “Por ser uma ação que está sendo realizada em conjunto com a comunidade local, trata-se de uma experiência que pretendemos acompanhar passo a passo, corrigir os erros que certamente nos serão apontados, aproveitar e otimizar os pontos bem sucedidos e buscar replicá-la em outras partes da cidade. Esta iniciativa também se torna uma forma de prestamos contas para a população, pois nela, mostramos nossos investimentos conjuntos com o Ministério do Trabalho que nos repassa, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, uma parte dos recursos que utilizamos”, destacou o diretor do departamento de Economia Popular e Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vilson Rodrigues da Costa.

Confira abaixo a programação completa da Feira Regional de Economia Solidaria:

Quando: nesta sexta-feira (11) e, no sábado (12)Horário: das 10h às 22hEndereço: Praça XXII de Novembro, Centro, em MauáObs.: ao lado da estação de trem

Atividade: 1ª Feira Itinerante de Trabalho e Cultura SolidariaQuando: neste domingo (13)Horário: das 9h às 17hLocal: Praça Alvorada II, nas quatro quadras, Jardim Alvorada, Santo André

Atividade: Encontro de gestores e usuários dos CRAS, GTIS, CREAS Quando: na próxima terça-feira (15)Horário: a partir das 14hLocal: Anfiteatro Heleny GuaribaEndereço: Praça IV Centenário, s/nº, Centro, Santo André

Sobre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária tem por objetivo formular, coordenar e executar políticas e ações governamentais para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade, contribuindo para o fomento do desenvolvimento econômico de Santo André.

É responsabilidade da Pasta fomentar o bem-estar social, por meio da identificação de oportunidades, qualificar e requalificar mão de obra, além de intermediar a oferta e a demanda de trabalho, no apoio ao setor produtivo local com ênfase na economia solidária, nos empreendedores autônomos e individuais.

A secretaria trabalha para organizar ações de qualificação social e profissional aos beneficiários do Programa Integrado de Qualificação (Lei n° 8.804, de 13 de dezembro de 2005), em parceira com a Secretaria de Educação. Desenvolve parcerias entre o poder público municipal e as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de valorização da região e de busca de melhorias no quadro econômico e social locais.

A respeito de Santo André A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:Visite o site: www.santoandre.sp.gov.brFacebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndreTwitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa: Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //