Cidades Diadema

Educação homenageia parceiros do Programa Cidade na Escola


Postada em 10/12/2015 às 14:13
Por Prefeitura de Diadema

Por Keila Macedo / Fotos: Ronaldo Lima

3 mil alunos de Diadema tem a oportunidade de participar do Programa Cidade na Escola, cujo objetivo é estender a Educação Integral para toda a rede municipal, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola. 

A secretaria de Educação realizou, nesta manhã (9/12), uma atividade de encerramento anual do programa, no auditório da Fundação Florestan Fernandes com todos os colaboradores. O prefeito de Diadema, e o secretário de Educação, participaram do evento e entregaram um certificado em reconhecimento ao trabalho realizado, que contribui para o sucesso escolar.

São investidos R$25 milhões por ano na gestão do programa. A equipe é formada por 1 coordenadora responsável por 4 funcionários de apoio, e mais 15 articuladores, 102 agentes de Educação e 102 estagiários. O Cidade Escola oferece oficinas culturais com o grupo Matéria Rima, atividades circenses no Circo Escola, monitoria no Jardim Botânico, aulas de capoeira, percussão, letramento, matemática, inglês, AcquaKids aulas de natação, atividades na horta escolar, apresentação do Canil da GCM, teatro voltado para Educação no Trânsito, contação de histórias, apresentação da banda Lira Musical e Violeiros de Diadema, atividades de reciclagem do Programa Bem Viver Reciclar Faz Bem e jogos da EJA. 

Para a coordenadora do Cidade na Escola, Vanusa Aparecida Sena Gois, este ano o programa deu um salto. Ampliou as oportunidades educativas e atendeu a creche, educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 

Outra realização importante do programa foi a parceria com a Fundação Maphre, que capacitou mais de 11 mil alunos do ensino fundamental e as famílias dos alunos do ensino infantil sobre “Prevenção de Acidentes Domésticos”, no projeto CuidadoSOS. 

O projeto tem como objetivo explorar o ambiente escolar, com o intuito de ensinar como prevenir acidentes domésticos que impactam diretamente na saúde e bem estar dos alunos. As crianças tiveram atividades e aulas sobre o tema durante dois meses e no projeto “Na Pista Certa”, vivenciaram as regras de trânsito.