Cidades Santo André

Centro Educacional recebe visita de comitiva da Rússia


Postada em 09/12/2015 às 17:22
Por Prefeitura de Santo André

Indicação de Santo André foi dada em encontro com professores da USP (Universidade de São Paulo)

Santo André, 9 de dezembro de 2015 - Nesta quarta-feira (9), O Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Novo Oratório recebeu a visitade uma comitiva da Rússia que veio ao Brasil conhecer políticas públicas de Educação. O grupo, composto por representantes do Ministério da Educação da região de Tcheliabinsk, gestores de Estado e professores recebeu a indicação de Santo André como exemplo de boas práticas em encontro com professores da USP (Universidade de São Paulo),

A comitiva foi recebida pelo secretário de Educação, Gilmar Silvério, em uma reunião em que trataram de assuntos referentes ao sistema de ensino da cidade, como estrutura, número de alunos da rede municipal de ensino, financiamento, projeto pedagógico, participação dos pais e da comunidade na escola, entre outros.

Como manifestaram o interesse de conhecer uma das escolas da cidade, o Cesa Parque Novo Oratório foi sugerido devido às características do trabalho integrado envolvendo a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e o Centro Comunitário. “O espaço exemplifica bem a proposta pedagógica de ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e atividades que acontecem no contra turno Escolar, por meio das ações complementares”, disse o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Ações complementares são aulas realizadas no horário paralelo ao das aulas, visando ampliar o período de permanência dos alunos na escola, além de possibilitar outras oportunidades de aprendizagem através de diferentes linguagens, além disso as atividades favorecem também o desenvolvimento da comunicação, da sociabilidade e do raciocínio lógico. As crianças das escolas municipais podem optar entre ter aulas de dança, teatro, circo, ginástica artística, artes visuais, taekwondo e capoeira.

 

Crédito da foto: Júlio Bastos/PSA

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Mais informações para a imprensaPaola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //