Cidades Santo André

Orquestra Sinfônica faz concerto de Natal neste domingo


Postada em 09/12/2015 às 11:37
Por Prefeitura de Santo André

 Programação terá ainda exposições, cinema e mostras de trabalho final dos cursos dos participantes das escolas de formação artística

Santo André, 9 de Dezembro de 2015 – Neste final de semana a Orquestra Sinfônica se apresentará durante o Natal da Acisa. O concerto, no domingo, às 20h, será realizado no palco montado ao lado do Fórum, no Paço Municipal, e terá a participação das crianças do JEDA, do Coro da Cidade e do Coro da UFABC. Sob a batuta do maestro Abel Rocha, os músicos interpretarão, Tritsch Tratsch, de Johann Strauss, a Valsa das Flores de “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, Holy Night, de A. Adam, Noite Feliz, de F. Gruber, Aleluia, de Haendel, Jesus Alegria dos Homens, de Bach, A Christmas Festival, de Leroy Anderson e o Salmo 150, de César Franck. Compositores brasileiros também terão espaço garantido na programação. O público poderá conferir a Alvorada de “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes, Boas Festas, de Assis Valente, e Natal Brasileiro de Wilma Camargo. Entrada franca.

As mostras do trabalho final dos cursos dos participantes das escolas de formação artística da cidade prosseguem nesta semana. A programação terá início na quinta-feira, às 14h, com o EMIAMakers, projeto desenvolvido por Ricardo Palmieri na EMIA Aron Feldman em parceria com o Programa EducaMakers, da Fundação Lemann, e o projeto LabLúdico. Neste dia a atividade envolverá crianças com idades entre sete e 11 anos, além de seus pais, avós, amigos. O encontro terá oficinas lúdicas de gastronomia sustentável, maquiagem para cinema, construção de instrumentos musicais eletrônicos e de construção de robôs. As inscrições gratuitas poderão ser feitas na hora. A EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman fica no Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique, na Av. Itamarati, 536, no Parque Jaçatuba.

No mesmo dia, na Casa da Palavra Mário Quintana, às 19h30, o grupo Narradores da Floresta, formado por alunos do curso de contação de histórias realizado na biblioteca da Vila Floresta apresenta o trabalho final do curso coordenado pelo arte-educador André Orbacan. Participação especial da contadora Rosa Faria. A casa realizará no sábado, às 13h30, a última edição de 2015 da “Sacada Literária”, que visa a troca de livros e o estímulo à leitura. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. Atividades gratuitas.

Exposições – Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no sábado, 11h, será realizada a abertura da exposição de conclusão de processos do grupo de pintura: fazer, reflexão e seus transbordamentos, que tem coordenação de Rubens Pontes. O endereço do espaço é Rua Campos Sales, 414, Centro. Já no Salão de Exposições do Paço Municipal abriga a exposição “A Bíblia na História e no Cotidiano”. O salão está na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Visitas das 12h às 19h. Entrada franca.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiara estão em cartaz as exposições “Pula Violeta! Estremilique, Entre Lonas e Picadeiros”, uma homenagem ao palhaço Estrimilique, que dedicou a vida à arte de fazer rir e reúne fotografias, objetos de trabalho e documentos; e “Do Lápis ao Digital”, organizada por Lucas Savignano, com obras de diversos estilos e técnicas realizadas por professores e alunos da Escola de Desenho Spirit Art School. Visitas gratuitas, de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. Grátis. O endereço do museu é Rua Senador Flaquer, 470, Centro.

Cinema – As atrações do Ponto MIS nesta quinta-feira, às 17h, serão duas produções da diretora Ana Luiza Azevedo. O curta-metragem “Dona Cristina Perdeu a Memória”, no qual um menino pode ajudar sua vizinha de 80 anos a recuperar a memória perdida (2002, 13’, livre); e o longa “Antes que o Mundo Acabe”, que mostra a história de Daniel, um adolescente que em meio a problemas que lhe parecem insolúveis, recebe uma carta do pai que nunca conheceu, o que o levará a ter de fazer as primeiras escolhas adultas. (2009, 100’, indicado para maiores de 12 anos). O Ponto MIS é uma parceria da ELCV com o Museu de Imagem e do Som. O endereço da escola é Av. Utinga, 136, em Santa Terezinha. Entrada franca.

Música – No sábado, a partir das 9h, a Galeria Studio Center (Rua Campos Sales, 58/64) recebe mais uma edição da Feira Livre do Vinil. Na Casa da Palavra Mário Quintana, a tarde será animada com a apresentação da banda andreense Denis Grillo e os Gafanhotos, que apresenta seu primeiro álbum Sonho Verde e Amarelo, às 14h.

E no domingo a banda gospel Livres para Adorar se apresenta no Paço Municipal, às 12h. E das 14h às 20h, o público poderá conferir o Sound System, atividade realizada em parceria com a equipe Cultive Dub, no espaço em frente à Escola Estadual Américo Brasiliense. Grátis.

A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo completo está disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/biblioteca/agenda/agenda.asp. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

A respeito de Santo André A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:Visite o site: www.santoandre.sp.gov.brFacebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndreTwitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. // Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. //