Cidades Mauá

Funcionários do Arquivo Público Municipal de Mauá visitam instalações do Arquivo Público do Estado


Postada em 11/11/2016 às 17:30
Por Prefeitura de Mauá

No último mês de outubro, os funcionários do Arquivo Público Municipal de Mauá estiveram no Centro de Arquivo Administrativo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (CAA-APESP) realizando uma visita técnica. Tal medida inicia um ciclo de capacitações para os funcionários municipais para que efetuem corretamente tratamento do Patrimônio Documental Municipal, suas particularidades, práticas, conservação, preservação e acesso.

"Essa proximidade com o Arquivo do Estado de São Paulo e a assistência que o Centro de Assistência aos Municípios presta através da Sra. Camila Brandi e sua equipe é de extrema importância para qualificar a mão de obra arquivística da região. E iniciar esta capacitação com uma visita técnica ao Centro de Arquivo Administrativo, que tem o mesmo perfil de atendimento e procedimentos do Arquivo Público Municipal de Mauá, foi essencial. Mas esperamos que nos anos vindouros o processo de profissionalização dos funcionários do Arquivo não termine, e que avance cada vez mais, através de palestras, fóruns, encontros, cursos e mais visitas como esta em acervos documentais diversos", comenta Simone Bello, gerente e coordenadora técnica do Arquivo Público Municipal de Mauá.

Wilson Ricardo Mingorance , diretor do Centro de Arquivo Administrativo, comenta a visita: "A visita dos servidores do Município de Mauá ao Centro de Arquivo Administrativo agregou muito para ambas as partes, tendo em vista que compartilhamos conhecimentos técnicos, mas, sobretudo, experiências reais na gestão documental dos arquivos administrativos, bem como do tratamento técnico realizado nestes documentos".

Os funcionários aprovaram a visita. Rodrigo dos Santos Leite, agente administrativo e funcionário do Arquivo Público de Mauá, gostou da oportunidade de visitar o espaço: “Achei importante ver o sistema de preservação e conservação de documentos, além de conhecer seus equipamentos, que nós ainda não temos no Arquivo Público Municipal, mas espero que possamos conseguir em breve", disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 11/11/2016 17:30