Cidades Diadema

Estudantes realizam plantio de mudas e discutem bem-estar animal


Postada em 29/06/2016 às 18:08
Por Prefeitura de Diadema

Por Ricardo Cassin

Encerrando as comemorações do mês de junho para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Diadema concluiu o plantio de 400 mudas de árvores, realizou palestras voltadas ao bem-estar animal e feira de adoção em parcerias com a UNIFESP e instituições da cidade. 

As ações são referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 05/06, e tem o objetivo de sensibilizar a população para a questão ambiental, ao bem-estar animal e sobre a importância da sustentabilidade. 

O plantio das 400 mudas foi realizado por mais de 300 alunos das escolas municipais e moradores. Os estudantes assistiram aulas de jardinagem e de sustentabilidade. Os moradores interagiram por meio do projeto Plante uma Árvore Aqui. 

O projeto Plante uma Árvore Aqui consiste na indicação, pelo munícipe, de um local para o plantio de mudas em área pública. Após a escolha, uma equipe da secretaria realiza uma vistoria para avaliar a viabilidade do plantio. A meta da prefeitura é promover 1.000 plantios, por isso, essa ação será contínua até o final de 2016. 

Bem-estar animal

A Prefeitura de Diadema realizou uma palestra para alunos e professores da UNIFESP. A apresentação com o tema “A questão animal no contexto do Meio Ambiente” reuniu aproximadamente 100 alunos dos cursos de Direito, Pedagogia, Educação Física e Administração. 

Na oportunidade, foi abordado o cuidado com os animais, principalmente os domésticos, após dados registrados, pela prefeitura, que, aproximadamente, 35% das denúncias recebidas são referentes a maus tratos a animais.

Em complemento a essa ação, a secretaria promoveu uma feira de adoção de animais, em parceira com o Centro de Combate de Zoonoses (CCZ), na Praça da Moça, visitada por mais de 300 pessoas que tiveram a oportunidade de adotar um animal.

As mudas de árvores são oriundas de compensação ambiental que visa reduzir os impactos ambientais das obras executadas na cidade. As mudas utilizadas são a Paineira, Cedro, Jequitibá, Castanha do Maranhão, Sibipiruna, Quaresmeira, Pau Formiga, Ipê Branco e Pau Ferro.