Cidades Mauá

Saúde realiza capacitação sobre Biossegurança para trabalhadores de clínicas odontológicas


Postada em 27/06/2016 às 12:26
Por Prefeitura de Mauá

Proteção individual, esterilização de materiais, limpeza, empacotamento, imunização, foram alguns dos temas abordados na Capacitação de Procedimentos Operacionais e Biossegurança na área de Odontologia, realizada pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira (22), no Centro de Formação de Professores, que reuniu aproximadamente 30 profissionais da área. 

As dicas passadas pelos profissionais de saúde começam pelas exigências legais que atingem diretamente as práticas diárias desenvolvidas nas clínicas. É o caso da necessidade de ter os cuidados necessários com a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e dos Certificados de Limpeza de Caixa D’Água e do Controle Integrado de Pragas. Outras recomendações abordaram sobre uso de equipamentos de Raios X e plano de radioproteção. 

Também chamaram atenção para o uso de equipamentos de proteção individual (EPIS) e a necessidade de imunização dos profissionais de saúde com as vacinas contra Hepatite B; a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina BCG, contra tuberculose; a dupla Adulto-contra Difteria e Tétano; e a contra a gripe Influenza. 

“Além disso, estes profissionais precisam ficar extremamente atentos quanto a descontaminação de materiais”, disse a autoridade sanitária, Maria Elisabete Alves. Um aspecto importante da capacitação foi em relação à manutenção da autoclave, o equipamento responsável pela descontaminação de materiais utilizados nos atendimentos. “Deve-se limpar as superfícies internas e externas da autoclave com esponja macia, água e sabão neutro, semanalmente ou sempre que apresentar sujidade visível, e em seguida, remover o sabão com um pano umedecido e secar com um pano limpo”, foi uma das recomendações da autoridade sanitária. 

Financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho das Vigilâncias Sanitária e Ambiental foi explicado aos participantes. Um dos exemplos citados pelo biólogo Flávio Pereira destacou que o trabalho de investigação e controle da qualidade da água utilizada na cidade, inclusive pelas clínicas, é realizado pela equipe de Vigilância Ambiental. 

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde está situada à rua Dom José Gaspar, 869, telefone 4555-2444 ou pelo e-mail  [email protected] ou Disque Denúncia : 0800-760-9000.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 27/06/2016 12:26