Cidades Diadema

Santa Casa Diadema passa por reforma e oferece atendimento em fisioterapia respiratória


Postada em 24/06/2016 às 12:51
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Fotos: Ronaldo Lima

Os 600 pacientes atendidos diariamente pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia Diadema passam a contar com um prédio mais moderno e funcional. Além disso, é a única no ABC que oferece fisioterapia respiratória. As novidades foram apresentadas no evento oficial para entrega da ampliação das instalações do ambulatório de fisioterapia e reabilitação realizado nesta quinta-feira (23/6).

Houve a unificação entre o prédio antigo e o novo. O prédio conta, agora, com 830 m², divididos em nova recepção, depósitos para cadeiras de rodas, dois banheiros, cinco salas de consultório e quatro salas de atendimento especializado.

Com a ampliação do espaço, foi possível qualificar o atendimento fisioterapêutico ambulatorial, aumentar em 20% o atendimento e oferecer novas especialidades como uroginecologia e dermato-funcional. Outra especialidade é a fisioterapia respiratória, indicada para pacientes que são dependentes ou fazem uso regular de cilindros de oxigênio. Com o atendimento e os exercícios, a pessoa melhora a capacidade de respiração.

“Eu faço sessões de fisioterapia, aqui, duas vezes por semana. Ficou excelente a ampliação do prédio. Está mais bonito e arejado”, comentou a paciente Albertina Ana dos Santos, de 55 anos.

Para a reforma, foram investidos R$ 577 mil com recursos próprios, da Fundação Salvador Arena, da Prefeitura e de emenda parlamentar.

Parceria

A Santa Casa também atende, por meio de convênio com a Prefeitura, aproximadamente 40 mil pessoas por ano, em fisioterapia e reabilitação nas especialidades de ortopedia (traumatologia e reumatologia), neurologia, fisioterapia respiratória, alterações vasculares, sequelas de queimaduras e disfunções uroginecológicas.

O provedor da instituição, Ronaldo Buscarino, agradeceu a parceria. “Apesar das dificuldades enfrentadas por todos nestes últimos dois anos, a parceria com a Prefeitura continua sendo essencial. Seria impossível para esta instituição concluir esta obra e ampliar seu atendimento para 600 pacientes/dia, sem o apoio da Prefeitura”, elogiou.

A partir de novembro de 2015, a Santa Casa absorveu também a demanda de atendimento realizada no Quarteirão da Saúde (QS), devido às obras para a instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Nos primeiros quatro meses de 2016, a Prefeitura repassou R$ 481 mil para a Santa Casa. Nesse período, a instituição atendeu, por meio do convênio, 12.778 pessoas.

 

Serviço:

Irmandade Santa Casa Misericórdia Diadema 

Rua Dois de Julho, 465 – Canhema.