Cidades Diadema

Fundo Social de Diadema visita Instituto Neymar Jr


Postada em 10/06/2016 às 16:38
Por Prefeitura de Diadema

 

Por Renata Nascimento

Conhecer ações que fazem a diferença na vida dos moradores e da comunidade foi um dos objetivos da visita do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema ao Instituto Projeto Neymar Jr (INJR), nesta quinta-feira (9/6).

O complexo educativo e esportivo fica no Jardim Glória e atende 2.400 crianças carentes a partir de sete anos de idade. O INJR foi criado com a missão de contribuir na formação e na educação das famílias, promovendo a prática de atividades e oferecendo acesso à cultura para a comunidade. Para isso, possui estrutura com campo de futebol, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, piscina, academia, cinema, refeitório, ateliê, auditório, biblioteca, espaço saúde, entre outras instalações.

Betinho explica que um dos objetivos é dar oportunidades para que os moradores do entorno possam mudar sua condição e sua história. “Tudo foi feito para as crianças da comunidade. O profissional tem que ir ao encontro dela, para ajudá-la no que for possível. Desde o primeiro momento em que chegam aqui, recebem apoio psicológico, de assistência social, além das diversas atividades esportivas, culturais e educativas”, ressalta. Além disso, as oficinas profissionalizantes, voltadas para familiares dos participantes do INJR, melhoram a autoestima da população, que aplica na comunidade o que é aprendido em sala de aula.

Em Diadema, alunos da rede municipal de 15 escolas participam do Programa Cidade na Escola, que oferece atividades como auxílio à alfabetização e matemática, línguas estrangeiras e de sinais, canto e coral, dança, meio ambiente, atividades circenses por meio do Circo Escola, natação no programa Acqua Kids, discotecagem, grafite, hip hop e oficinas de pandeiro com o grupo Matéria Rima.

O trabalho desenvolvido pelo Fundo Social tem como missão promover a inclusão social, envolvendo a sociedade na prática do voluntário para minimizar as necessidades sociais de grupos menos favorecidos. O FSS oferece mais de 10 cursos gratuitos e profissionalizantes nas áreas de Artesanato, Beleza, Moda, Construção Civil e Culinária (padarias artesanais), projetos como Diademais Saúde (terapias complementares) e Viva Vida Bem, além de iniciativas como o Espaço Social de Economia Criativa, entre outras.

O convite partiu do instrutor do Instituto, Roberto Santos, também conhecido como Betinho Talentos. Ele realizou uma palestra para crianças de Diadema sobre o mundo do futebol, em 30 de abril deste ano. O evento foi resultado da parceria entre Fundo Social, Secretaria de Esportes e Instituto Turma do Campana City. Até o final do ano, estão previstos ainda jogos amistosos com celebridades como Pinha (ex Exalta Samba), Pixote, Falcão (jogador de futebol de salão) e Denílson Show.

 

Serviço:

Fundo Social de Solidariedade de Diadema

Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.

Tel.: 4057 7788