Cidades Diadema

Curta-metragem homenageia o trabalho do Centro de Memória


Postada em 10/06/2016 às 12:07
Por Prefeitura de Diadema

 

Por Gabriela Cardoso / Fotos Marcos Luiz 

Nesse sábado (11) os moradores de Diadema poderão conferir o lançamento do curta-metragem “Centro de Memória, Passado e Presente”. O filme relata o trabalho do Centro de Memória de Diadema, responsável pela preservação e memória social da cidade. A exibição irá ocorrer no próprio Centro de Memória, às 16h, e conta ainda com uma apresentação do grupo Seresteiros de Diadema.

O trabalho destaca também o processo de revitalização e tombamento do imóvel onde está instalado, a antiga Casa da Chácara de Alberto Simões Moreira. Durante o filme a plateia irá acompanhar entrevistas com figuras que têm muito conhecimento sobre a história do município, como protagonistas da emancipação da cidade, técnicos do Centro de Memória e com o gestor cultural, Gilberto Moura.

Segundo o diretor do curta, Marcelo Felipe Sampaio, o objetivo dessa produção é divulgar e valorizar o trabalho realizado pelo Centro de Memória de Diadema. Ao todo foram necessários seis meses para a realização do projeto, que contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Diadema.

Nascido em São Paulo, mas diademense de coração, Marcelo foi montador, diretor e produtor de audiovisual em produtoras da Grande São Paulo, como 02Filmes, Vetor Zero, Academia de Filmes e Big Bonsai. Trabalhou com marcas internacionais e nacionais como Nike, Sadia, SENAC, Natura, Roland, entre outras. Além disso, já teve seus trabalhos em cinema exibidos em festivais nacionais e internacionais. Está lançando também seu primeiro longa, La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados.

Centro de Memória de Diadema

O local funciona como um documento vivo da história da cidade, pois é o único que ainda preserva as características do povoado de antigas chácaras, que deram origem a Diadema. A casa de chácara, dos anos 1930, pertenceu ao português Alberto Simões Moreira, que depois, já nos anos 1950, cedeu o imóvel para que irmãs religiosas criassem um lar escola feminino. Com a presença de meninas no local, o imóvel também influenciou o nome da vizinha ‘praça da moça’. Ao longo da história da cidade, a mesma casa abrigou, nos anos 1970, o Departamento de Educação, Esporte e Lazer, um Grupo Escolar e a primeira Escola de Educação Infantil do Centro. Finalmente, a partir de 2003, a casa passa a abrigar o Centro de Memória de Diadema.

Embora muito frequentado por estudantes, o Centro de Memória de Diadema atende qualquer pessoa que deseja conhecer a história da cidade. A sala de leitura também está à disposição dos moradores para consulta de jornais ou para reunião de grupos que queiram discutir ou realizar atividades relativas à memória da cidade.

O Centro de Memória de Diadema pesquisa, organiza, preserva e disponibiliza documentação textual, oral, iconográfica e audiovisual. O acervo do órgão é o resultado das pesquisas realizadas pelos próprios técnicos da área, da transferência de conjuntos documentais de diversos órgãos da administração municipal e das doações de particulares. Dentre os doadores estão a Secretaria Municipal de Comunicação com fotografias, vídeos e informativos produzidos pela mesma, além de coleções fotográficas de antigos moradores, como o político e ambientalista Fernando Vítor, e do primeiro prefeito da cidade, Evandro Caiaffa Esquível, além da Lira Musical Diadema. 

O Centro reúne também uma série de entrevistas com moradores antigos, participantes de lutas populares e manifestações culturais e, ainda, as coleções referentes à imprensa local. O Centro possui uma biblioteca com publicações sobre a região do Grande ABC, produções realizadas pelos diversos setores da administração municipal e trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses) sobre a cidade de Diadema.

 

Serviço:

11/06 - Lançamento do curta-metragem “Centro de Memória, Passado e Presente”

Centro de Memória de Diadema, às 16h

Av. Alda, 255/257 – Centro