Cidades Diadema

Jovens de Diadema participam da 5º Conferência da Juventude


Postada em 03/06/2016 às 16:44
Por Prefeitura de Diadema

 

Texto por Lucas Belido 

Neste domingo (5/6), acontece a 5º Conferência Municipal da Juventude, das 12h30 às 19h, na EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho (Praça Lauro Michels, 30 - Diadema). 

O Conselho Municipal da Juventude tem o papel de propor ações e fiscalizar as políticas públicas desenvolvidas na cidade, direcionadas a juventude, como o direito à educação de qualidade, profissionalização, ao trabalho e a renda, diversidade e a igualdade de direitos e de oportunidades. 

Com o objetivo de aproximar os jovens da cidade, a conferência mostra a importância dos direitos e como os participantes conseguem contribuir com o governo de Diadema. Funcionando como um canal  de diálogo e cooperação entre os jovens e o governo local, os integrantes do conselho devem procurar dar visibilidade as necessidades sociais dos jovens.

Melhorar a divulgação de eventos, projetos e programas ligados a juventude, ampliar e criar oportunidades de capacitação por meio de cursos técnicos, informática e línguas, garantir a inserção de jovens em cursos superiores e técnicos são apenas umas das diretrizes que o conselho vem trabalhando desde a última conferência.

“A Coordenadoria e o conselho vem se aproximando e participando cada vez mais de iniciativas ligadas aos Direitos Humanos. Com certeza, esse evento que estamos preparando vai ser um momento muito rico pra trocarmos experiências e ideias sobre questões como diversidade e cultura da paz”, afirma Adolar Barreira, agente de Cultura.

A Prefeitura de Diadema por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas e Juventude realizou durante os meses de maio e junho, reuniões preparatórias para a 5ª Conferência, com o intuito de fortalecer a divulgação do evento e debater os temas prescritos no Estatuto da Juventude. 

Os integrantes do conselhos vão atuar nas áreas da cultura, esporte, sindicatos, religiosidade, diversidade racial, organizações não governamentais e estudantes. 

“Acredito que o evento será uma experiência única, pois o número de participantes está aumentando a cada dia, envolvendo os jovens nas políticas públicas”, afirma Dario Filho, coordenador da Juventude.

As inscrições e entrega de credenciais acontecem no mesmo dia do evento, a partir das 12h30. 

Para participar com direito a voz, basta apresentar algum documento com foto. Para participar com direito a voto e voz, o interessado deverá comprovar vínculo com o município. Para se candidatar a conselheiro é obrigatória a apresentação do titulo de eleitor e comprovar residência no município.