Cidades Diadema

Mais de 70% dos recursos aplicados na Saúde vem do municipio


Postada em 01/06/2016 às 17:30
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento 

Nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram mais de 52.700 consultas médicas para a população. O número salta para 194 mil quando são incluídas as consultas nos serviços de Atenção Especializada e Urgência e Emergência. 

Os dados foram apresentados na audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2016, realizada na tarde desta terça-feira (31/5), na Câmara Municipal de Diadema. O documento é composto de duas partes. 

A primeira, com informações financeiras, demonstra que 74,56% das receitas destinadas para a área são provenientes do tesouro municipal, acumulando R$ 80 milhões. Os recursos vindos do Governo Federal representam 24,74% e do Governo Estadual 0,70%. A maior parte das despesas está relacionada ao pagamento de pessoal (55%), seguido das subvenções (20%) como atendimento especializado de fisioterapia, oftalmologia, contratação de médicos, atendimento a portadores de necessidades especiais, entre outros.

A segunda, com dados da produção do serviço de saúde, apresenta informações sobre o cuidado à população como o setor de saúde bucal, que quase dobrou o número de atendimentos, passando de 2.553 atendimentos/mês, no último quadrimestre de 2015, para 4.979 atendimentos/mês nos quatro primeiros meses de 2016. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Teresa Macedo de Ávila Ferraz, uma das razões para o aumento foi a reforma de algumas UBSs e capacitação permanente da equipe técnica, que proporcionou novos fluxos, otimizando e aumentando o atendimento.

Nesse período, foram feitos mais de 410 mil exames laboratoriais, bioquímica, hematologia, sorologia/imunologia, de hormônios, entre outros.

Cerca de 50 pessoas entre moradores, equipe técnica e representantes da Câmara e do Conselho Municipal de Saúde participaram do encontro. A audiência pública atende ao cumprimento da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. O documento também foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em 24 de maio.