Cidades Diadema

Centro de Tecnologia e Inclusão recebe alunos de Diadema


Postada em 23/05/2016 às 12:16
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento 

Desenvolver novas habilidades e ampliar oportunidades para jovens surdos ou que apresentam outras deficiências é o que motivou a Escola Municipal (EM) Olga Benário Prestes, em Diadema, a incluir em suas atividades pedagógicas a visita em instituições modelo nesta área. Exemplo disso foram as oficinas realizadas para alunos da escola no Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI), em São Paulo, no dia 11 de maio.

Durante a visita ao Centro, cerca de 50 pessoas, entre alunos, pais e responsáveis, além de professores e equipe pedagógica se dividiram para participar de atividades voltadas para cada público.

Jovens do Ensino Fundamental II e Currículo Funcional, maiores de 14 anos, participaram de uma oficina no laboratório de imagem, em que são trabalhados temas como postura, forma de se vestir, habilidades e dicas para conseguir um emprego, além de atividades de condicionamento físico. Para o público infantil, do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, as atividades desenvolvidas foram oficinas de artesanato, horta e culinária.

Já os pais e responsáveis pelos alunos assistiram à palestra “Fortalecendo os vínculos”, com o objetivo de interação e troca de experiências sobre como cuidar e vivenciar o papel de tutor de um (a) filho(a) que tenha alguma deficiência ou limitação. Rosemeire Lopes dos Santos acompanhou a filha de 17 anos, que é surda e possui outras limitações, e participou da palestra. “Os pais têm um pouco de insegurança para soltar o filho pro mundo. Eu sou super protetora, mas estou me sentido mais segura. Há uma troca de experiência entre os pais e a recepção para as atividades é muito acolhedora”, afirmou.

Durante as visitas ao CTI, pais e filhos saem beneficiados. “Isso ajuda muito no processo do adolescente passar pelo mercado de trabalho. Além disso, percebi uma melhora no bem-estar da minha filha participando das atividades de condicionamento físico”, garantiu Rosemeire.

A coordenadora pedagógica da escola, Ana Paula Guedes, explica que as visitas ao CTI tiveram início, em 2015. “A proposta da EM era firmar parcerias que desenvolvessem outras habilidades, possibilitando novas oportunidades aos seus alunos, como a inclusão no mercado de trabalho, já que estes apresentam surdez com outras deficiências e que prejudicam o cognitivo”, afirma. As visitas acontecem a cada 15 dias até o mês de outubro.

CTI

O Centro de Tecnologia e Inclusão do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) é o primeiro centro tecnológico para pessoas com deficiência. O espaço oferece oficinas, cursos e palestras gratuitas a pessoas com e sem deficiência.