Cidades Mauá

Mauá fortalece inclusão com atividades em homenagem à Luta Antimanicomial


Postada em 20/05/2016 às 10:35
Por Prefeitura de Mauá

Mauá encerra nesta sexta-feira (20) sua programação diversificada em homenagem ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A partir das 13h, na Praça da Paineira, ocorrerá a apresentação do Teatro do Oprimido com roda de conversa e abertura oficial do Fórum de Saúde Mental de Mauá, organizado pela Secretaria de Saúde.

Desde segunda-feira, foram realizadas váriasestevwe ações com pacientes dos serviços de Saúde Mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, Álcool e Drogas e Adulto. O Grupo Batucaps, de percussão e dança integrado por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps Adulto e Álcool e Drogas) esteve na maior parte das intervenções, inclusive dando início à programação na parte da manhã, que foi seguida de uma roda de conversa sobre Fórum de Saúde Mental em Mauá.

Na terça-feira (17), nas dependências do Centro POP, para população de rua, localizado na avenida Washington Luiz, aproximadamente 200 pessoas participaram da apresentação do Grupo Batucaps, de percussão e dança integrado por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps Adulto e Álcool e Drogas).

Também houve atividades multiculturais, com moradores de rua participando das ações dos grupos da Cultura Hip-Hop, como grafitagem; circense, com malabarismos orientados pelos oficineiros da Secretaria de Cultura; e de Maracatu. Os participantes também assistiram e debateram o documentário “É de Lei”, que aborda a questão da redução de danos numa perspectiva da política de resgate da dignidade humano.

Mauá celebra os avanços no cuidado com os pacientes com transtornos mentais associados ao uso de álcool e drogas. A cidade tem como símbolo disso a consolidação da Rede de Assistência Psicossocial (Raps), que hoje também tem um Caps Álcool e Drogas, uma República e duas Residências Terapêuticas.

Na quarta-feira (18), dois ônibus com  usuários do Caps Adulto partiram de Mauá para a avenida Paulista  para a mobilização pela Luta Antimanicomial, com o objetivo de promover a inserção do município no cenário nacional.

Na quinta-feira (19), houve concentração no CAPS Adulto para uma caminhada que seguiu sentido Praça 22 de Novembro, no Centro, onde foi realizado o Sarau “JONATHA SALATIEL” e exposição de trabalhos feitos pelos usuários. “Estamos em um passo do sonho, é o que a gente almeja: o cuidado em liberdade, e não se faz isso sem conclusão, dando o olhar de cidadão ao munícipe”, explicou a gerente do Caps Infantil, Maria Margarida Frates. “Com isso, os usuários vão se inserindo em outros espaços”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá Secretaria de Comunicação Social 20/05/2016 10:35