Cidades Diadema

Alunos do Cidade na Escola produzem carta ecológica


Postada em 12/05/2016 às 14:02
Por Prefeitura de Diadema

Por Renata Nascimento / Foto Marcos Luiz

Neste mês, quem proporcionou uma lição sobre meio ambiente para os adultos foram os alunos da EMEB Olga Benário Prestes que participam do Programa Cidade na Escola. No dia 6 de maio, cerca de 30 crianças com idade entre sete e oito anos fizeram a leitura de uma Carta Ecológica a lojistas e clientes de uma loja varejista no Shopping Praça da Moça.

Na carta, os alunos relatam a preocupação com o desmatamento e a consequente destruição da flora e da fauna. Por isso, a reciclagem é importante. “Quando a gente recicla o papel, a gente não precisa derrubar árvores. E isso é bom porque a árvore é a casa dos animais. Nela vive o macaco, o passarinho e o esquilo”, diz a carta.

Para confeccionar o documento, os alunos foram estimulados (4/5), em sala de aula, a pensar sobre o que poderia ser feito para melhorar o meio ambiente, e abordados conceitos de reciclagem, poluição da água, importância dos catadores de materiais. A partir das perguntas e das respostas dos alunos, a carta começou a ser escrita. “Nesse momento, foi trabalhado o protagonista infantil com o pensar e discutir sobre o meio ambiente e a produção do texto de forma coletiva. Depois, os alunos visitam o Espaço Social de Economia Criativa, cuja decoração foi feita a partir do reaproveitamento de materiais como madeiras, pneus, e lêem e entregam a carta a um lojista”, explica o educador William Martins dos Santos.

Na visita ao Espaço, os alunos assistiram a uma breve palestra sobre sustentabilidade e tiveram contato com sacolas, bolsas, bancos, mesas, porta moedas e outros objetos feitos a partir da reciclagem ou reutilização de materiais. Assim, o aluno pode tocar e sentir concretamente que é possível haver essa transformação.

Com a ação, é possível trabalhar conteúdos que vão além da sala de aula e incentivar a mudança nos alunos e na comunidade em geral. Esta é a terceira edição de leitura da carta para lojistas do Shopping Praça da Moça. Para a representante da loja Mais Valdir, Rosemaria Conceição Barbosa, “é super importante essa ação porque representa o nosso futuro. No dia a dia, a gente acaba esquecendo a importância da reciclagem, da economia da água e energia elétrica ou deixando de lado. Um pouquinho que a gente fizer, o futuro vai melhorar”, afirmou. Após a leitura da carta, os alunos receberam como presente um kit contendo um livro de histórias infantis e doces.

Espaço Social de Economia Criativa - Criado em setembro de 2015, o Espaço é uma parceria entre Casa da Economia Solidária, Fundo Social de Solidariedade e Shopping Praça da Moça e adota o conceito de sustentabilidade e reutilização de materiais. Ambientada com luminárias feitas de PET e móveis confeccionados com troncos de árvore, pneus e pallets de madeira, como sofás, mesas de centro e balcões, a loja ainda reserva espaço para troca de livros, oficinas gratuitas de artesanato e de educação ambiental e recebimento de materiais que poderão ser utilizados como matéria-prima.

Programa Cidade na Escola – Aproximadamente 2.050 crianças de seis a 10 anos são beneficiadas com o programa em 15 escolas municipais que atendem EJA, Ensino Fundamental e Educação Infantil (Parcial e Integral). De segunda a sexta-feira no horário do contraturno escolar, os alunos participam de atividades como auxílio à alfabetização e matemática, línguas estrangeiras e de sinais, canto e coral, dança, meio ambiente, atividades circenses por meio do Circo Escola, natação no programa Acqua Kids, discotecagem, grafite, hip hop e oficinas de pandeiro com o grupo Matéria Rima.

 

Serviço:

Espaço Social de Economia Criativa

Shopping Praça da Moça. Rua Graciosa - Centro, loja 338/339 do Piso Paineira.