Cidades Diadema

Alunos do EJA recebem Violeiros de Diadema


Postada em 11/05/2016 às 17:09
Por Prefeitura de Diadema

Texto por Lucas Belido

 

A EMEB Tom Jobim, por meio do Programa Cidade na Escola, vai receber hoje, dia 11/04, a atividade Violeiros de Diadema no EJA - Educação de Jovens e Adultos.

O Violeiros, por meio de uma parceria com a secretaria de Cultura e secretaria de Educação, vai levar esse trabalho para 7 escolas de Diadema:  Olga Benário Prestes, Dr. Átila F. Vaz, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Zilda Gomes, Anita Malfatti e Cora Coralina. A atividade vai beneficiar cerca de 1.000 alunos e tem como objetivo ampliar o repertório da cultura musical dos alunos, pois, além de levar as canções, o Violeiros traz um pouco da história da música Sertaneja, da cultura de raiz, história dos intérpretes e histórias sobre as músicas.

Tocando músicas de estilo Sertanejo, o repertório é composto por clássicos. A atividade propõe leitura, escrita e interpretação de textos, rodas de conversa sobre temas como política e questões de gênero a partir das músicas da apresentação, 

A atividade é um momento de valorização dos artistas locais, pois o grupo tem origem em Diadema.

Luiz Hermínio, atualmente responsável pelo grupo Violeiros de Diadema, afirma que “a apresentação que fazemos nas escolas, é um pouco diferente das apresentações normais. Nós contamos um pouco sobre os rítmos das músicas, da riqueza da poesia da música caipira e sobre a viola”.

Além dos Violeiros, o EJA vai receber, por meio do Programa Cidade na Escola, o Projeto Bossa Nova.